A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj) trazem a Belo Horizonte, a partir desta sexta-feira (21), a exposição "A Afirmação Modernista: a paisagem e o popular na Coleção Banerj".
Com 135 obras de renomados artistas brasileiros, a mostra celebra a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupa o Palácio da Artes até o dia 5 de fevereiro de 2023.
Quem passar por lá poderá conferir pinturas, desenhos e gravuras de nomes que são referência na arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Emeric Marcier, Cícero Dias, Iberê Camargo, Fayga Ostrower, Burle Marx, Alberto da Veiga Guignard, Inimá de Paula, Arlindo Daibert e Ziraldo.
Além de celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos maiores marcos na história cultural do País, a mostra retrata clássicas paisagens da cultura brasileira, da natureza exuberante às festas de rua, o samba, o candomblé, a boemia, dentre diversos ícones do imaginário nacional.