A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) abriu consulta ao mercado sobre a ampliação e retrofit da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Onça. Localizada em Belo Horizonte, a ETE Onça desempenha um papel essencial no saneamento da região e contribui para a preservação dos rios Ribeirão do Onça e Rio das Velhas.
Além de modernizar, a obra vai expandir a capacidade de tratamento de esgoto que aumentará a capacidade de 1.800 para 2.700 litros por segundo (l/s), implementando também tecnologias para atender às novas diretrizes ambientais da Deliberação Normativa Copam CERH/MG n° 8/2022.
Esta obra é essencial para garantir o atendimento à crescente demanda e para a melhoria da qualidade dos efluentes tratados. No site é possível obter mais informações sobre as etapas que compõem essa consulta, com a descrição sobre cada uma delas, e também sobre o detalhamento do projeto.
ETE Onça
Inaugurada em 2006 com tratamento de esgoto primário, a Estação de Tratamento de Esgoto Onça – ETE Onça é a segunda maior do Estado de Minas Gerais, e atende as populações de Belo Horizonte e Contagem. Desde 2010, quando inaugurou o tratamento secundário, esta é a primeira ampliação.
De acordo com a gestora de Empreendimento de Grande Porte da estatal, Rúbia Andère Nogueira, é um dos grandes empreendimentos da companhia para os próximos anos. “O edital prevê uma licitação de modalidade integrada, que contempla a fase de projetos, as obras e o período de operação e manutenção por três anos. A contratação está prevista para o segundo semestre de 2025. A etapa inicial é uma fase de projetos, com a previsão das obras no início de 2026", finalizou.