Minas Gerais tem 544 municípios em alerta amarelo de perigo potencial para tempestade com queda de granizo, é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso foi publicado na manhã desta terça-feira, dia 8, e no final do dia, a previsão se materializou em uma tragédia para várias famílias no Sul de Minas.
Uma forte chuva de granizo causou estragos e deixou cidades do Sul de Minas "cobertas de gelo". São pelo menos 19 municípios da região atingidos pelas chuvas. Várias cidades do Sul de Minas ficaram cobertas de gelo após uma forte chuva de granizo que atingiu a região) Os municípios de Alterosa, Campos Gerais, Itaú de Minas, Cabo Verde, Muzambinho e Poço Fundo foram os mais afetados, e pessoas relataram ter visto pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha.
Em Pedro Leopoldo, Matozinhos e Capim Branco também teve chuva de granizo no final da tarde de terça-feira, dia 8. Teve queda de energia elétrica em Pedro Leopoldo e no centro da cidade e Bairro Magalhães moradores ficaram sem energia até a madrugada. Pontos de alagamentos também em diversas ruas da região central.
A previsão do tempo para a Região Metropolitana de Belo Horizonte indica que o dia será de céu nublado com 'pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento ocasionais, principalmente a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 14 °C e a máxima estimada é de 29 °C. A umidade relativa mínima do ar ficará em torno de 40% à tarde'.