O Governo de Minas Gerais realizou, nesta quarta-feira (16/7), a celebração do Dia de Minas, na Praça Minas Gerais, em Mariana. Nesta data, simbolicamente, a capital do estado é transferida para o município da região Central, primeira capital mineira.
Presidido pelo governador Romeu Zema e com a presença do vice-governador Mateus Simões, o evento marca a entrega da tradicional Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais, honraria que reconhece personalidades e entidades que se destacaram por sua atuação em prol do desenvolvimento do estado.
(Confira a relação dos 50 agraciados neste ano no final da matéria)
"É com profunda satisfação que estou de volta a Mariana neste dia tão significativo, em que celebramos o Dia de Minas. Esta cidade, nossa primeira capital, que em 2025 completa 329 anos, é um lembrete das nossas origens e da essência da nossa identidade. Mariana representa, com excelência, tudo que Minas Gerais tem de melhor", disse Romeu Zema. | ||
A data é determinada pela Constituição do Estado. A semana em que recai o dia 16/7 fica denominada Semana de Minas, constituindo período de celebração cívica em todo o Estado.
Nessa data, em 1977, durante sessão solene comemorativa do 281º aniversário de Mariana, o professor Roque José Camêllo propôs a instituição, como data cívica estadual, do Dia do Estado de Minas Gerais. O projeto recebeu o apoio de acadêmicos, autoridades municipais e da comunidade.
Dois anos depois, em 1979, no 283º aniversário da cidade, foi pedido apoio ao então governador Francelino Pereira para o projeto que declarava o 16/7 como o Dia do Estado de Minas Gerais. A Lei Estadual instituiu a data comemorativa.
Em 1980, foi sancionada a Lei Municipal 561, que instituiu a Medalha do Dia do Estado de Minas Gerais. A Constituição do Estado, promulgada em 1989, formalizou a data como Dia de Minas, assim como o 8/12 como Dia dos Gerais.
O vice-governador de Minas Gerais destacou a importância da medalha e o valor que a condecoração representa àqueles que fazem parte do desenvolvimento do estado, e frisou ainda o tamanho histórico da cidade de Mariana
"Mariana é a primeira cidade de Minas. E aqui hoje, portanto, a gente tem que comemorar o que nós temos de exemplo magnífico para dar para os outros, como Mariana é, de resiliência histórica. O povo de Mariana é um povo lutador, que dá exemplo para o Brasil", enfatizou Mateus Simões. | ||
Dia de Minas em Belo Horizonte
Parte das comemorações do Dia de Minas ocorre em Belo Horizonte, também nesta quarta, em um ato simbólico no Palácio da Liberdade. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) , com o objetivo de resgatar símbolos fundacionais da identidade mineira.
Uma réplica da bandeira dos Inconfidentes será hasteada junto à execução de hinos, apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e presença de representantes institucionais.
Além do ato simbólico, a programação cultural gratuita se estenderá ao longo do dia, em outros espaços da capital, como a Praça da Estação, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com programação voltada para a celebração da história, arte e cultura de Minas.
Agraciados com a Medalha do Dia de Minas 2025