A Prefeitura de Pedro Leopoldo segue avançando na reestruturação e qualificação do atendimento na saúde pública. Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu 25 novos aparelhos de eletrocardiograma (ECG), que serão distribuídos em toda a rede municipal de atendimento. Com essa importante aquisição, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além do CIAS, Pronto Atendimento Central (PA), Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Lagoa, Clínica da Saúde da Mulher e os pontos de apoio Tapera e Ferreiras, passarão a contar com equipamentos novos, modernos e padronizados.
A medida representa um avanço significativo na qualificação dos serviços de saúde oferecidos à população. No início da atual gestão, nenhum eletrocardiógrafo encontrava-se em funcionamento, e em muitas unidades os aparelhos estavam há mais de 12 anos em uso, obsoletos ou completamente inutilizados. “Esta aquisição é de grande importância, pois vai impactar diretamente na melhoria da qualidade dos nossos serviços. Nosso propósito é fortalecer cada vez mais as unidades de atenção primária, porque elas estão mais perto da comunidade. O eletrocardiograma é um exame simples, mas essencial para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas. Ao garantir que ele esteja disponível em todas as unidades, estamos promovendo mais agilidade no atendimento, mais segurança para os pacientes e melhores condições de trabalho para os profissionais”, destacou a secretária adjunta de Atenção Primária, Rachel Lage.
A entrega dos novos equipamentos reforça o compromisso da administração municipal com o cuidado integral, a prevenção e o fortalecimento da rede básica, promovendo mais eficiência e agilidade no diagnóstico e acompanhamento de pacientes.