Geral Social
Governo de Minas garante continuidade dos Jimi Paradesporto em 2026 e 2027
Já referência na inclusão de pessoas com deficiência no esporte, programa da Sedese segue crescendo
08/09/2025 16h10
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O Governo de Minas segue ampliando as políticas públicas voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no estado e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) publicou edital para selecionar a entidade responsável pela organização das próximas edições dos Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP) em 2026 e 2027.
 

Confira aqui todos os detalhes do edital


As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) podem se inscrever a partir desta terça-feira (9/9) e o envio de propostas é até o dia 9/10. O objetivo é firmar um termo de cooperação para a realização dos jogos nos próximos dois anos. O investimento previsto é de quase R$ 3 milhões, garantindo a continuidade e o fortalecimento do JimiP.

Para a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, a iniciativa reafirma o compromisso de Minas com o direito ao esporte para todos. "Garantir a realização dos jogos é reafirmar nosso compromisso com a inclusão e com o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência. O JimiP é vitrine do potencial dos paratletas mineiros e uma poderosa ferramenta de cidadania".
 

 

"Ao avançarmos com esse processo de seleção, com transparência e eficiência no uso do recurso público, asseguramos que essa política pública continue crescendo e trazendo prosperidade para milhares de pessoas em Minas Gerais", destaca Alê Portela.

 
  
  


A edição de 2025 já está confirmada e será realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, entre os dias 31/10 e 2/11, consolidando o JimiP como uma das principais competições do paradesporto esportivo mineiro.

Seleção

Para participar desse processo, as OSCs devem ter sede em Minas Gerais, comprovar experiência mínima de dois anos na promoção do paradesporto (incluindo atividades registradas no estatuto da entidade) e atender às modalidades previstas no edital: atletismo, basquete em cadeira de rodas 3x3, bocha e natação.

O projeto deverá contemplar pelo menos 600 atletas em 2026 e 650 em 2027. Todos os documentos e orientações estão disponíveis no edital. A equipe da Subsecretaria de Esportes (Subesp) da Sedese receberá dúvidas pelo e-mail diepr.paradesporto@social.mg.gov.br .

Jimi Paradesporto

Oorganizado pela Sedese e executado pela Associação Mineira do Paradesporto (AMP), o JimiP é referência estadual na promoção do paradesporto, levando oportunidades para atletas e municípios do interior, usando o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

Criado pelo Governo de Minas em 2022, com a participação de 240 atletas, o evento vem crescendo ano após ano. Em 2023, o JimiP reuniu 398 paratletas e, em 2024, foram 519.