O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , iniciou, nesta segunda-feira (8/9), a aplicação de prova eletrônica de legislação na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Extrema, no Sul de Minas, incluindo também os exames de reciclagem e os especializados. A digitalização do serviço amplia a capacidade de atendimento e garante mais praticidade e comodidade aos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Antes, as provas eram realizadas de forma escrita em uma escola do município – Escola Municipal Maristela Carniel Onisto. Eram realizados três exames por mês, com até 90 vagas em cada aplicação, totalizando 270 oportunidades mensais. Agora, com a prova eletrônica na UAI, serão 20 aplicações diárias, somando 400 exames por mês.
A medida beneficia cerca de 100 mil pessoas nos municípios de Extrema, Itapeva, Camanducaia e Toledo.
“A oferta da prova eletrônica na UAI Extrema representa um ganho de qualidade para toda a região. O objetivo é que o cidadão encontre nas UAIs soluções rápidas e acessíveis para suas demandas do dia a dia, sem precisar se deslocar para outros municípios. Assim, simplificamos processos e aproximamos os serviços públicos da população”, afirmou a diretora Central de Gestão das UAIs, Marina Kleinhappel.
A unidade de Extrema também realiza serviços como emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade Nacional (CIN), emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, recuperação de acesso ao Gov.br e emissão do Cartão de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Novos serviços serão gradualmente incorporados.
Agendamento
O atendimento na UAI é realizado com agendamento prévio, feito gratuitamente pelos canais oficiais do Governo de Minas: Portal MG ( www.mg.gov.br ), aplicativo MG App Cidadão ou no totem de autoatendimento disponível na própria unidade.