Geral Fazenda
Transparência: Boletim de Custos do Governo de Minas traz dados da aplicação do dinheiro público no Estado
Documento referente ao primeiro semestre de 2025 foi publicado no site da Secretaria de Estado de Fazenda
11/09/2025 13h10
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) , publicou a segunda edição do Boletim de Custos do Estado de Minas Gerais, com dados referentes ao primeiro semestre de 2025. O documento apresenta à população mineira como o dinheiro público tem sido aplicado no Estado.

Estão disponíveis dados como pessoal, encargos, material de consumo, diárias e passagens, serviços de pessoas físicas e jurídicas, dívidas, sentenças judiciais, indenizações, impostos, taxas e contribuições.

O Boletim é mais um instrumento de transparência da contabilidade governamental e pode ser acessado no Portal de Custos de Minas Gerais, no site da SEF ( clique aqui ).

Produzido pelo Tesouro Estadual, o documento traz uma análise da distribuição dos custos nos órgãos e entidades estaduais sob diferentes perspectivas e encontra-se disponível juntamente com o painel interativo, que também foi atualizado com os dados até o mês de junho de 2025.

Os dados contábeis estão disponibilizados de forma simples, em gráficos, para fácil visualização e entendimento. O painel mostra as informações desmembradas, separadas por tipos de despesas e por órgãos do Executivo, Defensoria Pública, Judiciário, Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas.

 

 

"Uma das principais conclusões desse relatório é que a maior parte dos custos aferidos decorrem de despesas com pessoal — sejam servidores ativos ou aposentados —, nas suas diversas formas: salários, auxílios, obrigações trabalhistas e contribuições", afirma o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes.

 
  
  

Simplificação

Em suas publicações, o Tesouro Estadual tem trabalhado a linguagem simples e de fácil entendimento para a população. Além de dar transparência, o Boletim de Custos é um documento que apoia os gestores públicos nos processos de tomada de decisão.

Em janeiro, foi publicada a primeira edição do Boletim de Custos, referente ao exercício de 2024.

O secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, aponta avanço na segunda edição, ao permitir comparar os períodos de 2024 e 2025.

"Essa análise comparativa ampliou a capacidade de verificar o comportamento dos custos e de avaliar o impacto patrimonial dos atos e fatos registrados no período”, afirma Luiz Claudio.