Geral Governo
Governo de Minas entrega Medalha Presidente Juscelino Kubitschek em Diamantina
Governador e vice-governador presidiram a solenidade que homenageou 120 personalidades com a honraria que leva o nome do ex-presidente do Brasil e ...
12/09/2025 14h24
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o vice-governador, Mateus Simões, participaram, nesta sexta-feira (12/9), da cerimônia de entrega da Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

A honraria foi concedida a 120 personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes à sociedade e que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais.

A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário e na terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, honraria dedicada à memória e ao legado de JK.

O chefe do executivo mineiro lembrou do desenvolvimento em que Minas e o Brasil passaram sob a gestão de JK. Ele destacou que o legado deixado pelo mineiro, filho de Diamantina, é inspiração para os governantes de hoje.

 

"Estar na cidade de Juscelino, comemorando sua história, é uma maneira de celebrar a capacidade humana e reforçar que nós podemos mudar a história de um país, assim como ele fez", disse Romeu Zema.

 
  
  

“JK provou que sempre vale a pena acreditar no Brasil e nos brasileiros, e que o nosso país tem potencial para ser uma nação próspera”, acrescentou o governador.

O vice-governador Mateus Simões, por sua vez, reconheceu a importância de JK para a infraestrutura do país.

 

"Imaginar que há 123 anos atrás, Minas Gerais via nascer essa figura, que acabou se transformando em uma referência mundial no seu momento de governo, por ter redesenhado completamente o que era a indústria, o modal rodoviário do Brasil, e pela transformação da nossa capital", lembrou Mateus Simões.

 
  
  

Trabalho das cantineiras reconhecido

Dentre os agraciados pela Medalha JK está a auxiliar de serviços de educação básica Eleni da Silva Virgílio. Na oportunidade, ela representou a categoria das cantineiras, responsável por preparar a alimentação dos milhares de alunos da rede estadual de ensino.

Eleni trabalha numa escola da capital mineira e é uma das participantes do programa Mestres da Merenda, que vai premiar os melhores pratos feitos pelas cantineiras de Minas.

Em seu discurso, o vice-governador reconheceu a importância destas profissionais na educação dos estudantes mineiros.

“Eu acho que as nossas cantineiras — nós temos 35 mil auxiliares de serviços da educação — são a essência do que é a nossa escola, o lugar que recebe cada aluno de braços abertos e para onde os alunos querem ir. Elas são a parte emocional, o coração das nossas escolas. Se a cozinha é o centro de qualquer casa mineira, a cantina é o centro das nossas escolas” enalteceu Mateus Simões.

Mudança de local

Diferentemente de anos anteriores, quando a solenidade foi realizada em salões de festas do município, neste ano a cerimônia aconteceu no Largo Dom João, no centro histórico de Diamantina.

Tradição

A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902.

A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do Brasil.

Relação dos agraciados

Grande Medalha


Medalha de Honra