Geral Portos e Aeroportos
Programa Voa Brasil amplia acesso com inclusão de contas Gov.br nível bronze
A mudança nos critérios de adesão democratiza o programa e permite que mais brasileiros comprem passagens aéreas por até R$ 200 o trecho
18/09/2025 17h34
Por: Artur Valério Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos

O Voa Brasil se tornou mais acessível após atualização nos critérios de adesão ao programa. Agora, aposentados do INSS podem participar usando contas Gov.br de nível bronze. Antes, apenas contas nos níveis prata ou ouro eram aceitas.

O nível bronze é o mais básico, criado automaticamente ao cadastrar CPF e senha. Já o prata e o ouro, exigem validações adicionais. Ao aceitar também o nível bronze, o Voa Brasil abre espaço para que milhares de novos beneficiários tenham acesso às passagens.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a medida amplia o acesso dos brasileiros na hora da compra. “Com a inclusão das contas Gov.br bronze, o Voa Brasil se torna ainda mais acessível, garantindo que mais brasileiros possam usufruir de passagens aéreas a preços justos”, afirmou.

O programa oferece a aposentados do INSS, que não viajaram de avião nos últimos 12 meses, a oportunidade de comprar bilhetes aéreos por até R$ 200 o trecho (exceto tarifa de embarque). Lançado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), conta com parceria das principais companhias aéreas do país, que disponibilizam assentos que viajariam vazios em voos de baixa demanda.

O ministério reforça que o único link oficial para o programa é voabrasil.sistema.gov.br/login. Não há cobrança de taxas para cadastro ou adesão e recomenda não fornecer dados pessoais em sites ou links não oficiais. Quaisquer atualizações ou mudanças serão divulgadas exclusivamente nas plataformas oficiais.

Com a atualização nos critérios de adesão, o governo reforça o compromisso de ampliar o acesso da população ao transporte aéreo, democratizando as viagens e aproximando ainda mais os brasileiros em todo o país.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos