Com a aproximação da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais intensificam os trabalhos de preparação dos estudantes. Mais do que revisar conteúdos, algumas unidades têm apostado em estratégias criativas e diferenciadas para engajar os alunos e fortalecer a aprendizagem.
O Saeb é um dos principais instrumentos de diagnóstico da educação no país. Ele avalia a qualidade do ensino nas redes públicas e privadas, e os resultados compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), orientando políticas públicas voltadas para a aprendizagem e a equidade. A aplicação será realizada em todo o território nacional, entre os dias 20 e 31/10.
O secretário de Estado de Educação (SEE-MG) , Rossieli Soares, reforça que o Saeb é uma oportunidade de enxergar, com clareza, os avanços e os desafios da nossa rede.
"Mais do que números, o Saeb nos mostra caminhos para garantir uma educação de qualidade e equitativa para todos. A dedicação das escolas mineiras em preparar os estudantes demonstra o compromisso de cada um dos nossos profissionais com o futuro dos nossos jovens", afirma o secretário de Estado de Educação. | ||
Dia com foco na preparação
Na Escola Estadual Coronel Calhau, em Ipanema, a mobilização para o Saeb ganhou força com a realização de um dia com foco na preparação dos estudantes. A programação reuniu diversas atividades para revisar conteúdos, fortalecer habilidades e tornar o aprendizado mais dinâmico e participativo.
Os estudantes participaram de um simulado orientado e elaborado com base nos descritores já trabalhados no Caderno MG: Aprendizagens em Movimento. Também houve uma gincana com questões de avaliações anteriores do Saeb e o sorteio de brindes escolhidos pelos próprios alunos.
Para tornar o momento mais envolvente, a equipe escolar promoveu um bingo de gêneros textuais, que relacionou de forma lúdica os conteúdos do material didático com situações de estudo e prática. A proposta ajudou os estudantes a compreender melhor os comandos das questões e a se sentirem mais confiantes diante da avaliação.
“Tem sido algo muito proveitoso para mim. As professoras têm ensinado técnicas para facilitar nossa aprendizagem. Com as aulas e o Caderno Saeb, consigo de fato alcançar meus objetivos e compreender a importância desse preparatório para a avaliação”, destaca a estudante Elisa Camargos, de 17 anos.
Trilha do Saber
A Escola Estadual Maria Zeli Diniz Fonseca, em Nova Serrana, também se destaca pela forma criativa e consistente de preparar seus alunos. Desde o início do ano letivo, a equipe pedagógica planejou ações que unissem revisão de conteúdos e estímulo à participação, criando um ambiente de compromisso e, ao mesmo tempo, de valorização do esforço dos estudantes.
Entre as iniciativas está o game “Trilha do Saber”, no qual os alunos acumulam pontos de acordo com a frequência às aulas e o progresso na consolidação das habilidades. A proposta transforma a rotina de estudos em uma competição saudável, que aumenta o interesse e favorece a aprendizagem.
Outra estratégia de sucesso é a “Sexta do Saeb”, em que, semanalmente, os estudantes recebem um lanche especial como forma de reconhecimento pelo empenho e pela assiduidade. Todos os professores, de diferentes componentes curriculares, estão engajados na preparação por meio da atividade “Adote uma Habilidade”, que integra o estudo no componente do professor à habilidade complementar da matriz de referência do Saeb para Língua Portuguesa e Matemática.
O conjunto de ações tem criado uma cultura de cooperação e compromisso, em que os alunos se sentem apoiados e reconhecidos no processo de aprendizagem.