Com o objetivo de disseminar a comunicação simples e acessível no serviço público mineiro, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , por meio do Laboratório de Inovação (LAB.mg) , promove, entre os dias 7 e 8/10, a 3ª Semana Mineira de Linguagem Simples.
As atividades irão compor a programação da Inova 2025- 7ª Semana de Inovação, realizada pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) , no Minascentro, em Belo Horizonte. Os participantes da Inova 2025 poderão se inscrever para as atividades da Semana Mineira de Linguagem Simples durante o evento, com vagas limitadas.
Neste ano, a Semana Mineira de Linguagem Simples conta com um painel e duas oficinas. O objetivo é fortalecer o uso da técnica no Governo de Minas e em outras instituições do serviço público, incentivando o uso de uma comunicação transparente, útil, acessível e compreensível tanto nos órgãos quanto para o cidadão.
A subsecretária do Escritório Central de Inovação e Automatização da Seplag-MG, Ana Flávia de Castro Morais, explica que, além do curso à distância, disponível para todas as pessoas que atuam no Governo de Minas, o escritório também promove oficinas e capacitações contínuas.
“Unir a Semana Mineira de Linguagem Simples à Semana de Inovação é um marco, pois reconhece que comunicar de forma clara e acessível é uma estratégia essencial de inovação para aproximar o governo do cidadão e tornar a comunicação pública mais eficaz e inclusiva”, afirma a subsecretária.
Programação
Quatro atividades serão oferecidas na 3ª Semana Mineira de Linguagem Simples, dentro da Inova 2025. No dia 7/10, será realizada a oficina “Do Complexo ao Claro: diretrizes de Linguagem Simples”, que abordará conceitos básicos da metodologia e de comunicação visual, com atividades práticas de revisão de texto.
Ainda no dia 7/10, o LAB.mg promove a palestra Inovação e Linguagem Simples, com a pesquisadora sobre o tema, Cláudia Capelli, que vai focar em como a comunicação clara e acessível é uma ferramenta poderosa para a inovação pública, tornando os serviços e informações mais fáceis de entender para os cidadãos e para o próprio Governo.
Já no segundo dia (8/10) de manhã, o LAB.mg vai realizar a oficina “Linguagem Simples e Comunicação Visual na Experiência do Usuário”, que ensinará técnicas e boas práticas de Pesquisa de Experiência do Usuário (UX) voltadas para produtos e serviços digitais, com destaque para a linguagem simples e a comunicação visual.
No período da tarde, será a vez do painel “Linguagem Simples para quê?”, com o LAB.mg e outros membros da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação. Serão apresentados resultados de experiências práticas de instituições mineiras que implementaram a técnica, promovendo a reflexão sobre a adoção da linguagem simples como ferramenta de inclusão e transparência.
Sobre a Inova
A Inova 2025 é realizada anualmente pela Prodemge e já está na sétima edição. O objetivo é promover o diálogo sobre o uso da tecnologia nos serviços públicos, com destaque para casos de sucesso, soluções inovadoras e práticas que aumentam a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços.
A programação inclui palestras, painéis e workshops, com temas estratégicos como inteligência artificial, segurança cibernética e inovação no setor público, entre outros.
A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio deste link . O evento é destinado a autoridades, servidores e parceiros da companhia. As vagas são limitadas.