O Dia Nacional do Trânsito (25/9) ganhou um reforço especial em Minas Gerais: a participação da Ouvidoria Móvel da Ouvidora-Geral do Estado (OGE/MG) em atividades educativas promovidas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG) , em Belo Horizonte. Na Praça da Liberdade, na quinta-feira (25/9), além de panfletagens e entrega de cartilhas para motociclistas e entregadores de aplicativo, o evento contou com a assinatura de declaração de apoio a um protocolo de intenções entre o Governo de Minas e a empresa iFood.
A presença da OGE-MG significou a oportunidade de ouvir de perto as demandas da população, fossem reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, que puderam ser registrados presencialmente, fortalecendo a participação cidadã e aproximando o Estado dos cidadãos.
“Desde 2023 somos parceiros da CET/MG na ações de conscientização sobre o trânsito, seja no Maio Amarelo ou na Semana Nacional do Trânsito. Estar junto nessas ações é fundamental, porque nos permite compreender de perto as necessidades do cidadão e dar visibilidade a uma pauta que impacta a vida de todos: a segurança no trânsito. O que importa para o cidadão, importa para a Ouvidoria”, destacou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Semana de mobilização
As atividades da OGE/MG na Semana Nacional do Trânsito começaram na segunda-feira (22/9), no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, com foco na conscientização sobre o uso do cinto de segurança em veículos de aplicativo, táxis e ônibus de viagem. No mesmo dia, à tarde, a Ouvidoria Móvel esteve no Centro de Convivência da Cidade Administrativa, em ação conjunta com a CET/MG.
O encerramento, na Praça da Liberdade, teve como foco ressaltar a importância da prevenção e da informação para salvar vidas no trânsito. Durante toda a semana, a Ouvidoria-Geral do Estado mostrou, mais uma vez, que a escuta ativa é peça-chave para fortalecer a cidadania e promover melhorias nos serviços públicos.
Em todas as ações a Ouvidoria-Geral do Estado registrou manifestações, esclareceu dúvidas da população e divulgou os canais de atendimento para os cidadãos.
Sobre a OGE/MG
A OGE/MG é um órgão autônomo, que auxilia na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos, além de atuar como instância de participação e controle social. É vinculada diretamente ao chefe do Poder Executivo Estadual, característica que a distingue, até os dias atuais, dos outros Estados-membros e da União, onde as ouvidorias pertencem à estrutura organizacional de órgãos do Poder Executivo, em caráter de subordinação.
Recebe e registra as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios do cidadão sobre os serviços e servidores públicos estaduais. Como ferramenta de gestão, gera informações de inteligência a partir dos dados das manifestações recebidas e ajuda os órgãos estaduais a aprimorarem as políticas públicas, beneficiando todos os mineiros.