Meio Ambiente Meio Ambiente
Governo de Minas lança Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso
Projeto da Defesa Civil estadual fortalece a prevenção e preparação para ocorrências e a articulação com instituições e municípios
06/10/2025 14h07
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O Governo de Minas lançou, nesta segunda-feira (6/10), o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, que estabelece diretrizes para fortalecer a articulação entre Estado e municípios, aprimorar a governança e integrar ações de prevenção e resposta a desastres em Minas Gerais.

O objetivo do planejamento apresentado é reduzir riscos, aumentar a proteção da população e garantir maior eficiência na resposta às ocorrências, diante de mudanças climáticas e eventos extremos.

O governador Romeu Zema apresentou a iniciativa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) durante o "Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso: estratégias de preparação e resposta para minimizar os efeitos das chuvas em Minas Gerais", realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A ideia do plano é promover mudanças culturais e ampliar a conscientização e a percepção antecipada dos riscos, fortalecendo a prevenção, a mitigação e a preparação para desastres no estado por meio da articulação entre instituições, investimentos estratégicos e suporte técnico aos municípios. O plano busca garantir continuidade nas políticas públicas e reduzir as emergências e os impactos, de forma sustentável e a longo prazo.

O governador de Minas Gerais salientou a importância do trabalho em conjunto entre a Defesa Civil estadual e as prefeituras mineiras para a preparação e planejamento de ações que visem garantir mais segurança para a população durante o período de chuvas.
 

 

"Estamos toando todas as medidas possíveis que estão ao nosso alcance. Temos cada vez mais recursos tecnológicos na questão de detectar com a maior antecedência possível grandes precipitações, mas cada prefeitura precisa estar bem preparada para se mobilizar, já que são os municípios que têm condições de dar o primeiro auxílio àqueles que são atingidos, até que o Estado possa estar também atendendo”, afirmou Romeu Zema.

 
  
  


Desde 2021, o Governo de Minas Gerais investiu mais de R$ 94 milhões na estruturação das Defesas Civis municipais, garantindo atendimento a todos os municípios em até 24 horas. O Estado prioriza a prevenção, o uso de tecnologia, a integração entre órgãos e a capacitação contínua, consolidando Minas Gerais como referência em gestão de riscos.

Integração

Para operacionalizar o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso 2025-2031, o Governo de Minas lançou também o programa Caminho nas Chuvas, a maior iniciativa integrada de enfrentamento aos impactos das chuvas no estado.

O programa reúne diversos órgãos públicos e a sociedade civil para integrar, coordenar e potencializar ações que reduzam vulnerabilidades e fortaleçam a resiliência das cidades, com foco especial em áreas mais suscetíveis a inundações, deslizamentos e eventos climáticos extremos, de modo e garantir a proteção da população, de infraestruturas críticas e das economias locais.

Veículos entregues aos municípios (Gil Leonardi / Imprensa MG)


O Governo de Minas também anunciou um chamamento público para as prefeituras mineiras, com o objetivo de fortalecer os municípios e aprimorar a governança do Sistema Estadual de Defesa Civil.  Também foram entregues 11 viaturas 4x4, equipadas para uso nas Defesas Civis municipais selecionadas.

O processo contará com critérios técnicos de seleção, priorizando municípios menores e com maior necessidade de apoio. Novos chamamentos estão previstos para este ano e também para 2026, incluindo a entrega de mais veículos e equipamentos.

Os recursos para o chamamento são provenientes do Acordo Judicial de Brumadinho, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – com a Vale. O rompimento das barragens tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

A Cedec já havia distribuído 513 kits com viaturas, notebooks, trenas digitais e coletes para fortalecer as Defesas Civis municipais. "Foram realizadas várias ações fundamentais na gestão de desastre e de risco, enfatizando cada vez mais a prevenção e a preparação", disse o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Bermudes Rezende.
 

 

“Fizemos uma grande preparação para o período chuvoso, com o treinamento de mais de 3 mil agentes municipais, distribuição de vários kits para estruturar as coordenadorias municipais, organização de linhas de crédito para financiamento aos municípios e a construção de bacias de contenção”, detalhou o coronel Paulo Bermudes Rezende.

 
  
  


Parcerias

Durante o evento foram assinados três atos institucionais que fortalecem a integração entre órgãos e parceiros estratégicos, que envolvem Cedec, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) , Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) , Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). As iniciativas reforçam a cooperação técnica e ampliam as ações de prevenção e resposta no período chuvoso.
 


Parcerias firmadas pela Cedec com Seinfra-MG, DER-MG, SME e Emater-MG (Gil Leonardi / Imprensa MG)


Seminário

O "Seminário de Enfrentamento ao Período Chuvoso: estratégias de preparação e resposta para minimizar os efeitos das chuvas em Minas Gerais" é promovido para fortalecer o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a cultura da resiliência e a gestão de riscos.

Especialistas da Cedec, da SME, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) , da Marinha do Brasil, da Seinfra-MG, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vão compartilhar conhecimentos e trocar experiências e o alinhar estratégias conjuntas para estimular ações preventivas e colaborativas para reduzir riscos, minimizar danos e garantir mais segurança às comunidades durante o período chuvoso.