Geral Infraestrutura
Após duas décadas, Metrô da RMBH terá nova estação no início de 2026
Governador vistoriou as obras da Estação Novo Eldorado, que vai integrar Contagem a Belo Horizonte, nesta terça-feira (7/10)
07/10/2025 11h25
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

Depois de mais de duas décadas sem expansão, o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se prepara para ganhar uma nova estação: a Novo Eldorado, em Contagem. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema.

Nesta terça-feira (7/10), ele vistoriou as obras, que já ultrapassam 85% de execução e têm entrega prevista para janeiro. A última estação inaugurada no sistema do metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002.

“Estou aqui muito satisfeito em ver que a obra do metrô, que ficou 23 anos parada, já é realidade. Isso faz parte de um projeto muito maior, que é a melhoria da Linha 1 e implantação da Linha 2. Nos próximos anos, Belo Horizonte e Contagem terão essas obras extremamente importantes, que vão melhorar as vidas de milhares de pessoas e a mobilidade urbana”, disse Romeu Zema.

A estação Novo Eldorado será a 20ª da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro ao metrô. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias , Pedro Bruno, destacou a celeridade das obras da estação e o cumprimento do cronograma de trabalho. “Esperamos concluir esse grande equipamento em janeiro para a população de Minas, marcando, depois de duas décadas, a entrega da primeira nova estação do metrô”, enfatizou.

Linha 2

As obras da Linha 2 também seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem, além do Barreiro.

O trajeto vai conectar o sistema a vias importantes, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.

A expectativa é que os trens da Linha 2 transportem, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia, transformando a mobilidade urbana na capital mineira e em toda a RMBH.

Avanços em andamento

A concessão do Metrô da RMBH conta com investimento de R$ 460 milhões do Governo de Minas e tem proporcionado avanços perceptíveis para os mais de 90 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.

Neste ano, as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho foram modernizadas, com melhorias na acessibilidade, incluindo placas e totens com mapas em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, para auxiliar usuários com deficiência visual. As intervenções também abrangeram novos sistemas hidráulicos, de drenagem, iluminação, telhados, pinturas e pisos.

Atualmente, estão em reforma as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A previsão é de que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.

Outro destaque é a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026. As composições atenderão tanto a Linha 1 quanto a Linha 2, oferecendo mais conforto e estabilidade nas viagens, além de maior economia de energia.

Desde 2023, os passageiros já contam com novidades que tornam o trajeto mais confortável, como o acesso gratuito à internet wi-fi nos trens e estações, sistema de bilhetagem digital e 96 painéis de LED distribuídos em todas as estações, que permitem acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos trens.