Com o objetivo de promover uma revolução na cultura e na gestão da inovação do setor portuário, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) leva ao Rio de Janeiro a 5ª edição das Caravanas da Inovação Portuária 2025. O evento, marcado para o dia 15 de outubro no Píer Mauá, vai reunir entidades públicas e privadas e a academia em uma jornada dedicada a apresentações técnicas e debates sobre todos os tipos de inovação aplicáveis aos portos e terminais portuários do país.
A Caravana da Inovação é um evento itinerante organizado pelo MPor em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export.
A iniciativa é um chamado à ação para troca de experiências entre gestores, profissionais, especialistas, entidades de ensino e pesquisa, startups, grandes empresas e órgãos públicos visando a promoção e o desenvolvimento da inovação como ativo estratégico do sistema portuário nacional.
Eixos de Atividades:
As Caravanas da Inovação Portuário contemplarão atividades conforme os seguintes eixos:
O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, reforçou a importância da cultura, do fomento e das tecnologias para inovar o setor portuário:
"As Caravanas são uma oportunidade única para reunir gestores públicos, pesquisadores e especialistas do setor privado com o objetivo de refletir sobre inovação setorial, fazer networking, firmar parcerias e gerar ideias e melhorias efetivas nos portos e terminais brasileiros, garantindo maiores capacidades para competitividade no cenário internacional.” disse
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos