O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Belo Horizonte e Região (STTRBH) confirmou que os motoristas de ônibus que trabalham na capital mineira começaram uma greve à meia-noite desta segunda-feira (16).
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que a Estação Barreiro estava totalmente parada.
Apenas alguns do Move circulavam. Os metropolitanos e suplementares rodavam normalmente. O pátio da Estação Barreiro estava lotado e havia cones impedindo a entrada e a saída dos veículos.
Na Estação São Gabriel hoje pela manhã havia muitos coletivos parados no terminal, mas as viagens não eram realizadas. A opção no local é o metrô.
O presidente do STTRBH, Paulo César da Silva, disse que as estações Barreiro e São Gabriel estão paradas e que as outras funcionam normalmente.
Silva falou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) tinha até o dia 15 de janeiro para apresentar uma proposta aos trabalhadores, mas que ela não foi feita – apesar de a negociação está sendo feita há quase quatro meses.
“Optamos em fazer a greve para chamarmos a atenção das autoridades para elas olharem para a categoria", explicou o sindicalista. Ele ainda comentou que as empresas precisam melhorar a manutenção dos ônibus.
A pauta de reivindicações inclui, aumento de 17% do salário – uma vez que se paga mais na Região Metropolitana do que na capital mineira; aumento de 17% do tíquete-alimentação; aumento de 30 minutos no intervalo de repouso; diminuição da jornada de trabalho para 6 horas diárias. São 7 horas atualmente.