O Governo de Minas está facilitando o acesso do cidadão aos serviços digitais de trânsito. Nesta quarta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou as Jornadas do Cidadão, que reorganizaram os mais de 200 serviços disponíveis no Portal de Trânsito de Minas Gerais , com o objetivo de simplificar o acesso e tornar a experiência mais intuitiva para todos os usuários.
As Jornadas do Cidadão foram desenhadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG) , da Seplag-MG, organizando os serviços de forma lógica e centrada no usuário. Essa organização permite que cidadãos e empresas encontrem facilmente as funcionalidades de acordo com suas necessidades e etapas desejadas, sem precisar compreender a estrutura interna da CET-MG.
Todos os serviços foram revisados para garantir informações atualizadas, linguagem simples e clara, tornando o acesso mais inclusivo para pessoas com diferentes níveis de escolaridade, familiaridade digital ou conhecimento prévio sobre trânsito.
Jornadas
Ao acessar o Portal de Trânsito, o cidadão encontrará os mais de 200 serviços organizados a partir das Jornadas do Cidadão, sendo nove jornadas relacionadas a veículos, seis a infrações, sete a habilitação e cinco sobre educação no trânsito.
O primeiro nível representa a divisão inicial da jornada, indicando o caminho principal dentro do processo, como “Transferir propriedade de veículo – Comprador”. O segundo nível apresenta as opções disponíveis após o primeiro clique, separando condições específicas da demanda do usuário, como “Veículo novo”. Já os demais níveis surgem conforme a necessidade de detalhamento, permitindo ao cidadão chegar à página do serviço desejado, como “Veículo não está emplacado” ou “Veículo emplacado”.
Essa abordagem facilita o entendimento do caminho a ser seguido e diminui erros no envio de documentos, além de retrabalho e necessidade de atendimento presencial para dúvidas básicas. Além disso, a utilização de linguagem simples promove inclusão e acessibilidade, ampliando o acesso a diferentes perfis de usuários.
Atualmente, 85% das etapas dos serviços de trânsito são digitais, permitindo que a maioria das demandas dos cidadãos seja resolvida on-line, com redução de deslocamentos, custos e tempo de atendimento.