Agropecuária Agropecuária
Programa Futuro no Campo incentiva jovem produtor a iniciar cultivo de morangos em Seritinga
Iniciativa da Emater-MG incentiva inovação, garante renda e fortalece a sucessão familiar no meio rural mineiro
20/10/2025 12h35
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

Aos 26 anos, o jovem produtor José Lucas Faria Corrêa colhe morangos e também os novos frutos juntos ao Programa Futuro no Campo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) .
 

Emater-MG / Divulgação 

Morador de Seritinga, no Sul de Minas, ele iniciou a primeira safra de morangos agroecológicos com apoio da empresa rural, que incentiva a permanência dos jovens no meio rural por meio de assistência técnica, capacitação e estímulo à inovação produtiva. 

A iniciativa tem ajudado José Lucas a diversificar a produção familiar, abrir novos mercados e ampliar a renda, mostrando que é possível crescer com sustentabilidade e valorização do campo.

“Com o Futuro no Campo, estou aprendendo muita coisa que eu não sabia. A Emater me mostrou que é possível trabalhar com orgânicos, basta saber o que está fazendo”, conta o produtor, que já planeja expandir a plantação e investir na certificação orgânica.

Apoio técnico e incentivo da Emater-MG

Desde 2021, quando realizou o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), José Lucas é acompanhado pela Emater-MG e fornece hortaliças às escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). De acordo com a extensionista da Emater-MG, Milene Soares, a decisão do jovem em inovar no plantio veio por meio do apoio e incentivo da empresa.

“O acompanhamento próximo da Emater com os jovens do Futuro no Campo foi o que animou o produtor a tentar essa cultura nova, já que ele sempre plantou hortaliças”.

A produção de morango do José Lucas teve início em maio de 2025, numa área de 500 metros quadrados, com a expectativa de uma boa produção. Segundo a extensionista Milene Soares, ao participar do Futuro no Campo, José Lucas recebe acompanhamento técnico contínuo da Emater-MG e participa de visitas técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura do morango.

Ele também será contemplado, por meio do programa, com um kit de ferramentas, sementes de hortaliças e sistema de irrigação. José Lucas já planeja expandir a produção, incluir os morangos em feiras da região e, futuramente, investir em processamento e certificação orgânica.

Futuro no Campo

O Futuro no Campo é um programa desenvolvido pela Emater-MG, com foco na sucessão familiar rural e na valorização da juventude do campo. Por meio de acompanhamento técnico contínuo, incentivo à inovação e capacitações práticas, o programa busca estimular os agricultores jovens com idade entre 16 e 29 anos a permanecerem no meio rural, ampliando oportunidades de renda e fortalecendo a agricultura familiar.

O programa é composto por três projetos principais: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com ações práticas em avicultura de postura, apicultura, fruticultura e olericultura. 
 
Atualmente, 506 jovens participam do programa. Eles foram selecionados por meio de edital público, com base em critérios sociais, produtivos e educacionais. Além de contarem com a assistência técnica da Emater-MG, os jovens recebem capacitação virtual e presencial, além de kits para implantação da atividade. O investimento inicial no Futuro no Campo foi de R$ 1,9 milhão, com recursos próprios da Emater-MG.