Geral Trabalho
Mutirão Jovem Aprendiz oferece oportunidades para o primeiro emprego em Belo Horizonte
Iniciativa da Sedese apoiou centenas de pessoas na busca por uma vaga no mercado de trabalho
08/11/2025 15h35
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O Governo de Minas reuniu centenas de pessoas no Mutirão Jovem Aprendiz, realizado pela  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , neste sábado (8/11), em Belo Horizonte. A ação promovida na sede do Minas Urbano uniu empresas, instituições de ensino e órgãos públicos em um grande encontro de oportunidade profissional para a juventude mineira.

Com o tema “Aqui o trem prospera”, a iniciativa também contou com organizações da sociedade civil que atuam com programas de aprendizagem e trabalho protegido. Os participantes puderam se cadastrar para vagas de emprego, oficinas, palestras e orientação profissional.

O mutirão integra o conjunto de políticas públicas do Governo de Minas voltadas à inclusão produtiva e ao desenvolvimento econômico, que já atraíram mais de  R$ 500 bilhões em investimentos  e resultaram na  criação de mais de 1 milhão de empregos desde 2019 , marcas históricas para o estado.

“É mais uma iniciativa que demonstra o nosso propósito de oferecer oportunidades reais. O primeiro emprego é um passo fundamental para o futuro. E esse mutirão é um exemplo de como podemos aproximar os jovens das empresas e das instituições que acreditam no trabalho e na formação como caminho para a autonomia”, ressaltou o governador Romeu Zema.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, ressaltou que o mutirão reforça o compromisso do Governo com a inclusão produtiva e o fortalecimento das políticas de juventude.

“Estamos mostrando na prática o que é dar oportunidade. São jovens que sonham, que buscam o primeiro emprego e que precisam desse apoio para transformar sua trajetória. O Mutirão Jovem Aprendiz é mais do que um evento, é uma porta para o futuro de muita gente”, destacou a secretária.

Busca pelo primeiro emprego

Ana Luiza, de 15 anos, de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), participou do mutirão e já sonha com uma vaga. “Eu vim aqui para buscar um bom emprego e ter o meu salário. É uma oportunidade muito grande”, conta a adolescente que está em busca do primeiro emprego.

Quem também participou do mutirão foi Bernardo dos Santos, de 15 anos que está esperançoso para entrar no mercado de trabalho. “Hoje eu espero conseguir uma vaga para ter meu dinheiro e ajudar minha família”, revela Bernardo que saiu do mutirão com um encaminhamento para entrevista em uma empresa parceira.

Foram disponibilizadas vagas de aprendizagem, estágios e oportunidades de capacitação profissional. Além de palestras motivacionais e oficinas de empreendedorismo, com a participação de influenciadores e empreendedores que compartilharam experiências sobre carreira e geração de renda.

A ação contou com o apoio da Rede Cidadã, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação (ISBET), do Centro Nacional de Aprendizagem (CENAP), da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), da Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e da Cruz Vermelha, além do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Fórum de Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil e Profissionalização do Adolescente Trabalhador de Minas Gerais (Fectipa/MG).

Minas de oportunidades

O Governo de Minas também tem investido em qualificação profissional para ampliar o acesso da população ao mercado de trabalho. A Sedese, por meio do programa Minas Forma,  vai oferecer mais de 10 mil vagas até 2026 em cursos gratuitos  nos setores de indústria, comércio e serviços, por exemplo.

Já o programa  Trilhas de Futuro da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) , é um dos maiores programas de formação profissional do país, com quase R$ 2 bilhões investidos, 92 mil novos profissionais já formados e outros 65 mil em formação em todo o estado.