O Governo de Minas tornou ainda mais ágil o processo de compra e venda de veículos usados no estado. Foi implementado o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave Usados), que permite a realização de todas as etapas de registro e transferência de propriedade de veículos de forma digital, sem a necessidade de comparecimento presencial a unidades de atendimento.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) , a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e entidades do setor automotivo.
Com o novo sistema, o registro do veículo no estoque da loja e a transferência para o comprador passam a ser feitos no momento da venda, com emissão imediata do documento digital (CRLV-e). Além de tornar o processo mais rápido, a ferramenta garante mais segurança e transparência.
Os estabelecimentos cadastrados e autorizados a operar no Renave Usados receberão o Selo Compra Segura, da CET-MG, que poderá ser exibido em suas atividades.
“A implantação do sistema simplifica processos, reduz riscos e oferece mais segurança para todos os envolvidos na compra e venda de veículos usados. É um avanço importante para o setor automotivo mineiro e já está disponível em todo o estado, reforçando o papel de Minas Gerais como referência em modernização e desburocratização dos serviços de trânsito”, afirma a superintendente de Transformação de Serviços de Trânsito, Caroliny Miranda.
Benefícios
Entre os principais benefícios para os cidadãos estão a segurança jurídica, com todas as etapas registradas digitalmente; agilidade, já que a transferência é concluída no ato da compra; transparência, com mais clareza sobre histórico e situação do veículo; tranquilidade, eliminando a responsabilidade do antigo proprietário por multas e tributos após a venda.
Já para as empresas, a iniciativa traz vantagens como a valorização das revendas credenciadas e que atuam com integridade; rapidez e eficiência no registro e na baixa de estoque; redução de custos operacionais e burocracia; mais credibilidade junto ao cliente, com a entrega imediata do documento.
Além disso, o sistema proporciona cobrança de apenas uma taxa de transferência por veículo, realização de uma única vistoria em toda a transação de inclusão e retirada de estoque e redução de deslocamentos às unidades de atendimento, o que reforça ainda mais a economia de tempo e recursos para as empresas.
“Com o Renave Usados, Minas dá mais um passo na modernização no serviço público, trazendo benefícios diretos para lojistas, despachantes e cidadãos, como mais agilidade, transparência e segurança. Agora é possível comprar um carro no domingo e já sair da revenda dirigindo, com ele em seu nome”, destaca o superintendente de Veículos da CET-MG, Bruno Raslan.
As empresas interessadas em operar no sistema Renave Usados devem estar devidamente credenciadas junto à CET-MG. O processo é simples e pode ser feito on-line. O passo a passo está disponível aqui.