O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) , entregou nesta quarta-feira (19/11), novos equipamentos aos Conselhos Tutelares de todo o estado para aprimorar o atendimento prestado a crianças e adolescentes.
A ação, realizada em parceria com a Receita Federal do Brasil, garantiu a distribuição de smartphones e computadores para todas as 902 unidades.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, destacou o impacto da ação para a integração dos Conselhos ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia).
“É uma alegria anunciar que, em parceria com a Receita Federal e com o Governo de Minas, garantimos a entrega de kits completos — com um computador e três smartphones — aos Conselhos Tutelares dos 853 municípios do estado”, disse.
"Essa iniciativa fortalece a rede de proteção e melhora diretamente as condições de atuação desses profissionais, especialmente no trabalho diário com o Sipia. Estamos falando de mais agilidade, mais qualidade das informações e mais precisão no acompanhamento das situações que envolvem nossas crianças e adolescentes", afirmou Alê Portela. | ||
Modernização e fortalecimento da rede
Durante o encontro, foi realizada a entrega simbólica dos equipamentos a conselheiros tutelares que representaram diferentes regiões do estado.
O evento reuniu conselheiros tutelares de várias regiões de Minas e contou com palestras, debates sobre o uso do Sipia, o papel dos Conselhos Tutelares e os desafios da rede de proteção.
Presidente do Conselho Tutelar de Catas Altas da Noruega, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Vera Lúcia agradeceu ao Governo de Minas e disse que os equipamentos chegam em um momento muito importante.
“O Conselho Tutelar de Catas Altas da Noruega tem enfrentado muitas dificuldades no dia a dia, especialmente na área de tecnologia. Hoje contamos com apenas um computador em uso — o outro está com problemas — e um único celular para atender cinco conselheiras. Por isso, a chegada desses equipamentos vai ajudar demais. Ter um novo computador e mais celulares significa mais agilidade, mais segurança e melhores condições para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. É um reforço essencial para o nosso trabalho”, afirmou Vera Lúcia.
As equipes técnicas da Sedese apresentaram orientações sobre o processo de recebimento dos equipamentos e detalharam as ações que vêm sendo implementadas pelo governo para fortalecer a atuação dos Conselhos Tutelares.
Entre as iniciativas estão o curso virtual de formação desenvolvido em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) , as capacitações presenciais para uso do Sipia e o apoio técnico permanente oferecido pela Sedese aos municípios e Conselhos Tutelares.
A entrega representa um passo estratégico na modernização dos Conselhos Tutelares pelo Governo de Minas, garantindo conectividade, condições adequadas de trabalho e maior integração entre os órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.