Geral Governo
Governo de Minas entrega Medalha Santos Dumont a personalidades e instituições de destaque em 2025
Solenidade em celebração aos 152 anos do Pai da Aviação entrega condecoração a 130 agraciados que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais...
20/11/2025 18h07
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O governador Romeu Zema entregou, nesta quinta-feira (20/11), a Medalha Santos Dumont 2025, em cerimônia realizada na Villa Foncã, no município da Zona da Mata que leva o nome do Pai da Aviação. A honraria reconheceu 130 personalidades e instituições que se destacam em Minas Gerais e no Brasil.

A cerimônia marcou os 152 anos de nascimento do inventor mineiro Alberto Santos Dumont. Personalidades e entidades serão condecoradas nos graus Ouro, Prata e Bronze.
 

 

"A Medalha que entregamos carrega o nome de um mineiro que não se contentava com pouco. Santos Dumont ousou ir além do que sua época julgava possível. Antes de decolar, enfrentou quedas, testes que falharam e obstáculos que teriam desanimado qualquer um. Mas não a ele. Essa história é uma inspiração para qualquer mineiro, e para mim, especialmente, que quando assumi o Governo de Minas, ele estava em um cenário catastrófico", destacou Romeu Zema.

 
  
  

Entre os agraciados estão o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, e o general de Divisão Adriano Fructuoso da Costa, comandante da 4ª Região Militar. A lista inclui desembargadores, juízes, promotores e procuradores, além de autoridades que atuam pelo desenvolvimento de Minas Gerais e do país.
 

 

"Todo mundo conhece um pouco da genialidade de Santos Dumont, mas o que mais me encanta era a humildade dele. Santos Dumont tinha todos os motivos para querer ser exaltado, porque o que ele inventou mudou a vida do mundo todo, mas ele nunca quis os louros para si. Santos Dumont passou a vida doando o que ele ganhava e o aprendizado dele para as pessoas. E essa é a lição que fica para todos nós", frisou o Secretário de Estado de Governo (Segov-MG)  e chanceler da Medalha, Marcelo Aro.

 
  
  

A cerimônia também reconheceu oficiais do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Civil. Generais, coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitães, suboficiais, sargentos e comandantes de unidades estratégicas estão presentes na lista, que reconhece a relevância dos setores da defesa e segurança pública para o estado.

Oradora oficial da medalha, a comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG) , Coronel BM Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, destacou que a importância da comenda para os homenageados.
 

 

"Cada nome chamado nessa tarde carrega consigo uma história, uma entrega, uma jornada marcada por escolhas que constroem caminhos. Caminhos que, somados, fortalecem Minas Gerais. Nós, agraciados 2025, recebemos este reconhecimento como um chamado a continuar servindo com integridade, propósito e excelência no que fazemos", disse a Coronel BM Jordana Daldegan.

 
  
  

Prefeitos e gestores municipais também integram a relação de homenageados, além de profissionais da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e PUC Minas, como pró-reitores, diretores de unidades e professores. Deputados estaduais, dirigentes de órgãos de controle e representantes do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE–MG) também figuram entre os homenageados.

Instituições como a Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Aduemg), a Fábrica de Nanossoluções (FabNS) e o Instituto Plenum Brasil completam o grupo de agraciados.

Medalha Santos Dumont

Criada em outubro de 1956, a Medalha Santos Dumont celebra o primeiro voo de uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, realizado por Alberto Santos Dumont em 23 de outubro de 1906, em Paris. O inventor mineiro é reconhecido como Pai da Aviação e patrono da Aeronáutica Brasileira.

A condecoração pode ser entregue a autoridades políticas, aviadores civis e militares, profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da aviação no país, instituições públicas e privadas, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em navegação aérea.

A honraria é regida por um Conselho Permanente composto por 22 membros e presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano.

Pai da Aviação

Alberto Santos Dumont nasceu em 20/7/1873 na cidade que hoje leva seu nome. Era o sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont. Estudou na França a partir de 1892.

Em 1906, realizou o voo histórico do 14-Bis, construído com alumínio, bambu e seda japonesa, que se tornou o primeiro voo oficialmente registrado pela Federação Aeronáutica Internacional. Recebeu prêmios como o do Aeroclube da França.

Com a saúde debilitada, Santos Dumont passou seus últimos dias em uma estação de repouso no Guarujá (SP), onde morreu em 23/7/1932, três dias após completar 59 anos.

A antiga residência do inventor, a Casa de Cabangu, também no município da Zona da Mata mineira, abriga hoje um museu com peças históricas, réplicas de aeronaves, fotos, cartas, objetos pessoais e obras ligadas à trajetória do aviador.

Medalha Santos Dumont 2025 - Agraciados

Ouro

 

Prata
 

Bronze