O Governo de Minas lançou uma consulta pública destinada a receber sugestões da sociedade para o aperfeiçoamento do sistema de leilões de veículos removidos para pátios credenciados ao Estado. As contribuições podem ser enviadas até 23/12, por meio dos sites Consulta Pública MG e Trânsito MG .
A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) busca modernizar processos da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) relacionados aos leilões de veículos, além de ampliar a eficiência do sistema e melhorar a experiência de quem participa das hastas públicas.
“A consulta pública integra o projeto estratégico Pátio Zerado, do Governo de Minas, que busca reduzir o estoque de veículos apreendidos e promover um modelo mais eficiente, ágil e transparente de leilões eletrônicos. O objetivo da CET-MG com a consulta pública é simplificar as etapas dos leilões, reduzir prazos, melhorar a navegação da plataforma e facilitar o acesso às informações”, ressalta o chefe de Trânsito de Minas Gerais, Lucas Vilas Boas.
Participação social
A consulta convida cidadãos, especialistas, instituições e demais interessados a contribuírem com propostas, críticas e sugestões voltadas aos procedimentos administrativos, sistemas, canais de informação e fluxos relacionados aos leilões de veículos.
Entre os principais objetivos da iniciativa estão os de melhorar a experiência do cidadão, desde a consulta aos lotes até a retirada do veículo, dando destinação ambiental correta aos automotores.
“A CET-MG convida o público a avaliar detalhes do processo de leilão, desde a apresentação dos lotes até os canais de comunicação com arrematantes. A expectativa é que a participação ativa reduza dúvidas recorrentes, aperfeiçoe a clareza de informações e fortaleça práticas de governança no setor”, afirma o superintendente de Veículos, Bruno Raslan.
Para as empresas credenciadas e potenciais arrematantes, a consulta é uma oportunidade prática para aprimorar procedimentos operacionais como rotinas de cadastramento, emissão de documentos, prazos e critérios de avaliação de lotes, impactando na rotina dos milhares de veículos movimentados pelo sistema.
Ao final do prazo, as propostas serão consolidadas em um relatório técnico que servirá de base para atualizações internas e novas normativas.