Saúde Saúde
Hemominas homenageia doadores que ajudam a salvar vidas e fortalece rede de hemoterapia em Minas Gerais
Evento reconheceu 132 doadores de sangue e parceiros que mantêm os estoques estáveis e garantem atendimento seguro no estado
26/11/2025 18h45
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

Com o objetivo de valorizar quem mantém a rede de hemoterapia mineira ativa e segura, a Fundação Hemominas realizou a Solenidade Estadual do Doador Voluntário de Sangue, evento que reuniu em Belo Horizonte autoridades, parceiros e dezenas de doadores que, com gestos contínuos de solidariedade, ajudam a salvar milhares de vidas em Minas Gerais. 

Na solenidade, promovida em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, nessa terça-feira (25/11), foram homenageadas 132 pessoas, categorizadas de acordo com o número de doações já realizadas: Ouro (entre 35 e 49 doações), Diamante (entre 50 e 74 doações), Diamante Lilás (entre 75 e 99 doações) e Diamante Vermelho (mais de 100 doações). Todos receberam um certificado em agradecimento pela frequência das doações no Hemocentro de Belo Horizonte (HBH).
 

 

"É uma alegria muito grande estar aqui comemorando e homenageando vocês, os doadores de sangue, que realizam um ato simples e generoso que transforma vidas. Vocês fazem a diferença na sociedade", afirmou a presidente da Hemominas, Kelly Nogueira.

 
  
  


A coordenadora do HBH, Priscila Rodrigues, reforçou o agradecimento às equipes e aos doadores, ressaltando a importância da continuidade das doações para manter os estoques estáveis e atender pacientes em todo o estado com sangue seguro pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa missão só é possível graças a cada um de vocês, que fazem da doação um hábito e um compromisso com a vida”, avaliou. 

Homenagens especiais 

O governador Romeu Zema enviou um vídeo em que reconheceu a importância do papel desempenhado pelos doadores de sangue de todo o estado. "Hoje, mais do que nunca, celebramos aqueles que estendem o braço para ajudar o próximo", afirmou o governador, que também parabenizou a equipe da Hemominas pelo trabalho. "A Hemominas é referência, nacional e internacional, em hematologia, hemoterapia e em atividades relacionadas a células e tecidos".

Durante o evento, houve homenagem também a ações como a parceria entre a Hemominas e prefeituras municipais para implantação de unidades do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace). Houve ainda a entrega dos diplomas de Honra ao Mérito, concedidos a pessoas, empresas e entidades que apoiam voluntariamente as ações de incentivo à doação de sangue, seja por meio da divulgação, oferta de espaços ou apoio logístico às campanhas da Hemominas.

Histórias que inspiram 

Representando o grupo, Euler de Oliveira Santos, da categoria Diamante, recordou a trajetória de contribuição para salvar outras vidas. "Eu comecei a tentar doar aos 18 anos, quando ainda não tinha peso mínimo para isso. Quando fiz 15 doações, participei do primeiro evento de diplomação de doadores e ficava imaginando como alguém poderia chegar a 50 doações. E hoje, com 54 doações, descubro que posso doar muito mais".

Doadores homenageados (Adair Gomez / Hemominas)


Com bom humor, ele contou seu hábito de pedir camisas da Hemominas para distribuir a amigos. "Passo para alguém com a ordem: agora é a sua vez. Já incentivei minha esposa, minha filha e agora meu filho, de 16 anos, também já está apto".  

Com o mesmo número de doações que Euler, o taxista e pedagogo Marcelo Alves da Silva emocionou o público ao lembrar sua trajetória, depois de perder um dos braços em um acidente de trabalho. “Não deixei de doar, nem de trabalhar. Estou sempre pronto e minhas vivências me levam a acreditar que é muito melhor doar do que receber e este evento revela a importância de salvar vidas”, destacou Marcelo. 

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue 

Criado para reforçar o valor do gesto voluntário, o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma oportunidade para ampliar o número de doações e fortalecer os estoques dos hemocentros. A Hemominas realiza a homenagem desde 1991 e, desde 2007, leva a cerimônia para diferentes regiões do estado, reconhecendo o trabalho das unidades de coleta e de doadores de todas as localidades.  

Em 2024, o Hemocentro de Belo Horizonte recebeu quase 70 mil candidatos à doação. Neste ano, até outubro, cerca de 60 mil pessoas já compareceram às unidades gerenciadas pelo HBH, como o Posto de Coleta Estação BH, o Pace Nova Lima e o Pace Itabira.

Os números reforçam a importância das campanhas permanentes e da participação da população para garantir atendimento seguro aos pacientes em todo o estado.