Meio Ambiente Meio Ambiente
Mina Gerais celebra avanços e entrega prêmio para destaques do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis
Escola Sustentável 2025 reconhece insituições que se dedicaram a aprimorar atividades de educação ambiental no ano; em 2026, escolas estaduais tamb...
27/11/2025 17h20
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) realizou, nessa terça-feira (25/11), a cerimônia de encerramento do programa de educação ambiental Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) e a entrega do título Escola Sustentável 2025 às unidades de ensino municipais que se destacaram ao longo do ano. O evento celebrou a ampliação do programa, o engajamento de estudantes e o fortalecimento de ações práticas voltadas à sustentabilidade em todo o estado.

Ao todo, 186 municípios, 491 escolas, 15.665 alunos e 753 professores participaram da edição de 2025, consolidando o JMS como um dos maiores movimentos de educação ambiental de Minas Gerais. A solenidade reuniu representantes de instituições parceiras, gestores municipais e educadores que mobilizaram os estudantes em iniciativas como plantio de mudas, coleta de resíduos, ações de reciclagem e atividades comunitárias.

Durante o evento, foram reconhecidos os destaques do programa em várias categorias, incluindo municípios, escolas do Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), composto por 41 municípios, unidades do Colégio Tiradentes, rede de ensino gerida pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , e equipes técnicas da Semad.

Instituições premiadas com o título Escola Sustentável 2025


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) também foi homenageado pela parceria no projeto Bosques do Amanhã, que envolveu 130 municípios e resultou no plantio de quase 13 mil árvores.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a evolução do programa desde sua criação. "Começamos em 2021 com quatro municípios e hoje chegamos a quase 190. Celebramos as escolas que fizeram a diferença e que inspiram outras a participar. Encerramos mais um ciclo com orgulho e com a certeza de que estamos preparando jovens comprometidos com o futuro do meio ambiente", afirmou.

Programa cresce e forma nova geração de cidadãos ambientais

Desde 2021, o Jovens Mineiros Sustentáveis já atuou em 257 municípios, formando 34.128 alunos, capacitando 1.558 professores e mobilizando turmas do 5º ano de 805 escolas. Os conteúdos trabalhados abordam temas fundamentais para a formação cidadã, como uso racional de água e energia, resíduos sólidos, clima, cidadania, bem-estar animal e proteção das florestas.

Para o diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, o programa tem impacto direto na mudança de comportamento. "O JMS se consolida em Minas Gerais. Atingimos 20% dos municípios e seguimos com a meta de ampliar", disse. A superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, reforçou o papel da educação na transformação de hábitos. "Os alunos levam essa mudança para suas famílias".

Parceiros também celebraram os resultados, como o prefeito de Curvelo, Luiz Paulo, que destacou o papel das escolas na transformação social. Representando o Consórcio Consane, Denise Borges afirmou que a parceria deve crescer ainda mais. O coronel Sandro Vieira Correia, da rede do Colégio Tiradentes, ressaltou a importância dos alunos como multiplicadores de conhecimento ambiental.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, anunciou a expansão do programa para 2026. "As escolas estaduais participarão da próxima edição. A compreensão ambiental é valiosa para os jovens e tende a crescer cada vez mais".

Rumo a 2026

Durante a cerimônia, a Semad firmou termo de adesão com a Fundação Helena Antipoff (FHA) , oficializando o início do ciclo de 2026. O subsecretário de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco, destacou as expectativas: "Foi um ano muito importante, com municípios engajados e alunos realizando atividades práticas. Em 2026, ampliaremos ainda mais essa participação".