O Governo de Minas lançou, nessa quarta-feira (3/12), o Intercâmbio para Inovação e Automatização no Setor Público. A iniciativa permitirá que servidores de instituições externas participem de uma formação imersiva no Escritório Central de Inovação e Automatização, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) .
O programa tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas dos participantes e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as instituições. Além disso, busca solucionar desafios a partir de abordagens inovadoras e do uso de ferramentas tecnológicas, identificando oportunidades para criação de soluções replicáveis.
“Essa parceria que celebramos hoje tem como referência uma visão de futuro, em que cada servidor público tenha condição de atuar e executar procedimentos de automatização, melhoria de fluxos de processos e uso da inteligência artificial como uma ferramenta simples no seu dia a dia. É um processo de pedagogia que é um aprender fazendo”, destacou o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias.
A iniciativa fortalece a cultura de inovação no setor público, impulsiona a transformação digital e aproxima Estado e Município em agendas estratégicas. Também amplia a disseminação de boas práticas e gera impacto direto na eficiência da máquina pública e na melhoria dos serviços prestados à população.
Parceria
A primeira parceria do programa será com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Dois servidores da PBH serão capacitados pela equipe do escritório, desenvolvendo projetos tanto de sua área de atuação quanto do Governo de Minas, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e soluções.
O subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças da Smobi, Mateus de Faria Damasceno, destacou que a prefeitura recebeu o convite com muito entusiasmo. “O Automatiza.MG, que é um dos programas coordenados pelo Escritório, vai contribuir de forma significativa para melhorar nossos processos. A equipe já está ansiosa pelos primeiros resultados”, afirmou.
O programa é estruturado em etapas que incluem capacitação, imersão prática e desenvolvimento de projetos reais. Durante cinco meses, os intercambistas atuarão integrados às equipes do escritório na Cidade Administrativa, participando diretamente das atividades e da execução dos projetos.
Um dos selecionados para o intercâmbio é Victor Hugo de Jesus, gerente de Controle e Monitoramento de Riscos da PBH. “A expectativa é grande, porque temos processos muito enraizados e queremos modernizar essa cultura baseada em papel e escrita. O intercâmbio é uma oportunidade para quebrar barreiras e futuramente disseminar automatizações por toda a Prefeitura de Belo Horizonte”, destacou.
Também intercambista, Luciano Mendes Silva, da Diretoria de Assessoramento Municipal, reforçou que a participação no programa permitirá maior integração com o Estado e a construção de soluções alinhadas ao BH Digital.
Com o apoio técnico da Seplag-MG, os participantes irão analisar processos prioritários, desenvolver soluções inovadoras e implementar melhorias tanto em seus órgãos de origem quanto nos projetos do Automatiza.MG. Ao final, os resultados serão apresentados em evento institucional, consolidando aprendizados e estimulando a replicação das práticas em outras áreas do setor público.