Geral Governo
Governo de Minas acompanha passagem de comando da 14ª Região de Polícia Militar, em Curvelo
Vice-governador participa da solenidade que empossa o coronel Alexandre Silva e Castro
22/12/2025 19h29
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou da solenidade de transmissão do cargo de comandante da 14ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , em Curvelo, na região Central do estado, nesta segunda-feira (22/12). O coronel Alexandre Silva e Castro assumiu o comando no lugar do coronel Junio Alvarenga Spínola, transferido para o gabinete do comando-geral da PMMG.

Natural de Belo Horizonte, o novo comandante da 14ª Região da Polícia Militar tem 49 anos e ingressou na corporação em 1998. O coronel Alexandre Silva e Castro serviu no 32º Batalhão de Polícia Militar, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no 13º Batalhão, 34º e 49º BPM, ambos em Belo Horizonte, no Centro de Administração de Pessoal e Centro de Recrutamento e Seleção, da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), e foi subchefe do Centro de Administração de Pessoal da Diretoria de Recursos Humanos.

Como tenente-coronel, atuou na Superintendência de Segurança e Inteligência e Assessoria Militar do vice-governador, no Gabinete Militar do Governador (GMG).

“Coronel Alexandre, espero que o senhor possa dedicar o seu tempo e a sua alma ao povo da 14ª Região, como dedicou me assessorando no GMG, eles merecem e precisam da continuidade desse bom trabalho que vem sendo executado”, disse Mateus Simões, ao lado do comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia.

Responsabilidade territorial

A 14ª Região de Polícia Militar possui quatro unidades operacionais, com sedes em Curvelo, Diamantina, Pirapora e Capelinha, sendo responsáveis pelo policiamento ostensivo geral em 52 municípios nas regiões Central, Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

O novo comandante da PMMG na região enfatizou a importância de dar prosseguimento ao trabalho desempenhado pelo antecessor.

“A gestão do coronel Spínola deixou avanços operacionais e administrativos que merecem respeito. A continuidade institucional é fundamental para a estabilidade e a credibilidade da corporação”, ponderou o coronel Alexandre Silva e Castro.

“A minha gestão que se inicia terá como pilares a prevenção criminal, o policiamento ostensivo eficiente, o uso responsável da inteligência e da tecnologia, a integração entre as Forças de Segurança e o fortalecimento das parcerias institucionais”, afirmou.

Em 2025, foram apreendidas 755 armas de fogo na 14ª Região, um aumento de 54,71% no número de apreensões em relação a 2024 e, neste viés de ações preventivas e repressivas, foram desencadeadas 46.292 operações policiais.

Também foi registrada uma redução de crimes violentos, contra a pessoa (-43,8%) e o patrimônio (-40,35%) na área sob jurisdição da 14ª Região de Polícia Militar, além da redução dos homicídios consumados (-24%).

“Deixo o comando com a confiança em pleno no coronel Alexandre, que assume a tropa com preparo, experiência, alma de comandante e tem todas as condições de conduzir a nossa região a patamares ainda mais elevados”, comentou o coronel Junio Alvarenga Spínola.