Agropecuária Agropecuária
Manuseio e armazenamento corretos garantem segurança dos alimentos durante as ceias
Higiene e cozimento adequados ajudam a evitar contaminações
24/12/2025 10h25
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

As celebrações de final de ano são acompanhadas de uma variedade de comidas e a adoção de boas práticas no preparo e no armazenamento dos produtos garantem a segurança na alimentação 

Segundo a nutricionista e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) , Samira Tanure Fonseca, o consumo de alimentos ou água contaminados podem provocar intoxicações alimentares. Os sintomas mais comuns dessas doenças são vômito, diarreia, dores abdominais e até febre. 

As alterações na aparência, cor, textura ou odor indicam que o alimento não está seguro. “No entanto, é preciso frisar que nem todo alimento contaminado apresenta alteração sensorial. Produtos com o prazo de validade vencido, por exemplo, são considerados impróprios para o consumo, independentemente da aparência”, ressalta Samira.

A nutricionista apresenta algumas orientações para evitar o desperdício e garantir que os pratos não se tornem um risco à saúde.

Planejamento das compras


Transporte

Samira alerta que as altas temperaturas favorecem a multiplicação de bactérias, por isso os frios devem ser armazenados no freezer e geladeira o mais rápido possível após a compra.

Preparo e armazenamento


Consumo


Aproveitamento