Cultura Cultura
Fundação de Arte de Ouro Preto retoma atividades em Guaxupé com início das oficinas em fevereiro
Inscrições para desenho e técnicas alternativas de gravura já estão abertas na cidade do Sul de Minas
15/01/2026 16h15
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) , em parceria com a Prefeitura de Guaxupé, está com inscrições abertas para os cursos de curta duração do Programa de Formação em Arte e Preservação do Patrimônio Cultural, que terão início em fevereiro de 2026. As primeiras oficinas são de desenho e técnicas alternativas de gravura, ambas integram um cronograma de ações que se estenderão ao longo do ano na cidade localizada no Sul de Minas.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário on-line, disponível  neste link .  As atividades acontecerão na Rua Luís Costa Monteiro, nº 89, Centro, e são voltadas a jovens, adultos, professores, artesãos e agentes culturais, com foco na formação artística, na experimentação de técnicas e na valorização do patrimônio cultural. Entre os dias 02 e 06/02, serão realizadas duas oficinas presenciais, com 15 vagas cada.

A oficina de 'Desenho: Técnicas de Expressão', ministrada pelo artista César Teixeira é voltada para jovens de 13 a 17 anos e será realizada de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. A proposta é desenvolver conhecimentos técnicos e expressivos em desenho, estimulando a percepção sensível, a criatividade e a experimentação artística por meio do estudo de elementos como ponto, linha, forma, volume, textura, luz e sombra.

Já a oficina 'Técnicas Alternativas em Gravura', ministrada pela artista Gabriela Rangel, é destinada a jovens e adultos a partir de 16 anos e acontece de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, propondo a iniciação na linguagem da gravura a partir do uso de técnicas e materiais alternativos, com foco em processos criativos contemporâneos, no reaproveitamento de materiais e na construção de uma linguagem gráfica individual e coletiva.

Ao final das oficinas, os participantes com frequência mínima de 75% receberão certificação concedida pela Faop. A comunidade de Guaxupé e região pode acompanhar a programação completa do Programa de Formação em Arte e Preservação do Patrimônio Cultural ao longo de 2026 no site da fundação