Segurança Segurança
Defesa Civil passa a atuar no Emergência MG e fortalece a proteção da população durante período de chuvas
Plataforma concentra serviços emergenciais e apoia monitoramento e resposta rápida em situações de risco
20/01/2026 13h05
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

Os alertas via SMS emitidos pela Defesa Civil de Minas Gerais têm se consolidado como uma ferramenta fundamental de prevenção e proteção da população, especialmente durante o período chuvoso. Entre 1/10 de 2025 e 8/1 de 2026, foram enviados 1.642 alertas à população mineira, com orientações preventivas baseadas no monitoramento contínuo de condições meteorológicas, hidrológicas e geológicas, priorizando áreas mais suscetíveis a eventos extremos.

Esse reforço na comunicação integra um conjunto de ações estratégicas do Governo de Minas e ganha ainda mais força com a integração da Defesa Civil à plataforma Emergência MG, ocorrida em 16/12. A partir dessa atualização, a população passou a contar, em um único ambiente digital, com os serviços da Polícia Militar , Polícia Civil , Corpo de Bombeiros Militar e, agora, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), melhorando a capacidade de resposta das forças de segurança a situações de risco.

A plataforma Emergência MG, lançada em março de 2025, permite o registro de ocorrências, a solicitação de vistorias e o acesso direto a Defesa Civil, funcionando como um importante canal de suporte durante o período de chuvas. Já na primeira semana de integração da Cedec ao sistema, foram registrados 165 atendimentos por chat de emergência, demonstrando a adesão da população ao serviço.

Durante o período chuvoso, a ferramenta tem impacto ainda maior, pois possibilita que cidadãos informem, de forma imediata, situações como alagamentos, deslizamentos, danos estruturais e riscos iminentes, contribuindo para o direcionamento mais ágil e adequado das equipes de atendimento. Além dos alertas preventivos via SMS, a Defesa Civil intensificou o uso do Defesa Civil Alerta, com a emissão de 64 comunicados emergenciais, acionados exclusivamente em casos de risco iminente ou quando o evento já está em curso.

“O Emergência MG é uma importante ferramenta que fortalece a prevenção, permitindo que situações de risco sejam comunicadas de forma imediata e eficiente. Além disso, tem importante papel de orientar a população e contribuir para a proteção de vidas durante o período chuvoso. É tecnologia a serviço da segurança e do cuidado com os mineiros”, afirma o vice-governador Mateus Simões.

Mantida pela Prodemge , a plataforma Emergência MG pode ser acessada pelo site oficial, pelo MG App e pelo Telegram, consolidando-se como uma solução tecnológica estratégica para ampliar a prevenção, a comunicação e a segurança da população mineira, especialmente nos meses de maior vulnerabilidade climática.

Igor Soares, analista administrativo da Defesa Civil, disse que durante o período chuvoso, o recurso tem um impacto ainda maior, pois possibilita que a população informe imediatamente situações de risco, como alagamentos, deslizamentos e danos estruturais. “Essas informações ajudam a direcionar o atendimento mais adequado para cada ocorrência e a orientar o cidadão sobre qual órgão acionar, tornando a resposta mais eficiente”, explicou.

Segundo o gerente da Prodemge de Serviços da Cidade Administrativa, Márcio Faul, a integração da Defesa Civil amplia a capacidade de resposta e coordenação integrada da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp MG) com as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, e, agora, com a Defesa Civil.

Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp MG, Bernardo Naves, a tecnologia ajuda a agilizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a melhoria das condições de atendimento à população. “A disponibilidade de informações mais precisas impacta diretamente na resposta de atendimento”, disse.