Geral Social
Idene recebe certificado da Secretaria de Estado de Meio Ambiente por consumo consciente e gestão de resíduos
Uma das ações do programa no instituto é a instalação de kits fotovoltaicos que utilizam a energia solar para acionar os poços artesianos
21/01/2026 12h55
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) recebeu recentemente certificado emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) por desenvolver ações do Programa AmbientAÇÃO. O programa incentiva a apropriação dos conceitos dos 8 Rs: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Recusar, Respeitar, Responsabilizar-se, Repassar e Reciclar, por meio de ações de “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”.

O certificado foi concedido pelas diversas ações desenvolvidas pelo Instituto ao longo do ano, voltadas para a proteção e conservação ambiental. Uma das ações de destaque é a instalação em comunidades rurais de kits fotovoltaicos que utilizam a energia solar para acionar o bombeamento da água nos poços artesianos.
 

Bombeamento de água nos poços artesianos

Energia limpa

Com os kits, as famílias deixam de pagar pela energia elétrica que, até então, era utilizada para o funcionamento dos poços. Além da economia, trata-se da utilização de uma tecnologia de geração de energia limpa e renovável, que contribui para a preservação do meio ambiente. Em 2025 o Idene instalou nove kits fotovoltaicos em oito municípios, beneficiando 470 famílias e 80 crianças de uma creche.

No âmbito do Programa AmbientAÇÃO o instituto realiza o recolhimento de lacres de alumínio que posteriormente são vendidos para empresas de reciclagem, cujo dinheiro arrecadado é utilizado para a aquisição de cadeiras de rodas. Da mesma forma, o recolhimento e a venda de tampas plásticas foram revertidos para a compra de ração para cães.

Outra ação empreendida é a coleta permanente do lixo eletrônico que é entregue por servidores. O Idene também realizou a campanha de arrecadação de agasalhos para pessoas necessitadas.

Ampliação

Um dos coordenadores do AmbientAÇÃO no Idene, Juarez Carvalho, informa que está prevista para este ano a ampliação do programa para todas as nove regionais do instituto no Norte e Nordeste de Minas. “Esperamos neste ano aumentar o volume do material recolhido, incluindo aqueles considerados inservíveis e obsoletos”, diz.

Também coordenadora do programa no Idene, Eliana Scorsulini, ressalta o ganho que as ações do AmbientaÇÃO trazem para o meio ambiente, dando um destino correto para material que, erroneamente, poderia ser descartado de forma incorreta. “É com satisfação que recebemos o certificado e percebermos que os servidores estão se conscientizando para a importância da sua participação ativa em ações voltadas para preservação do meio ambiente”, conclui.