Saúde Saúde
Governo de Minas apresenta avanços na saúde do estado em encontro com representantes de hospitais de São Paulo
Investimento na atenção primária e atendimento de urgência foi destaque durante evento que discutiu os desafios da área no Brasil
23/01/2026 08h45
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

O governador Romeu Zema participou, nessa quinta-feira (22/1), em São Paulo (SP), do Diálogos da Saúde, encontro promovido pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp).

Durante o evento, que debateu os desafios e tendências que moldam a saúde no Brasil, o chefe do Executivo mineiro apresentou os avanços conquistados pela atual gestão na melhoria e ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população mineira. Ele detalhou os investimentos do Governo de Minas  que garantiram a mais acesso, prevenção e qualificação do atendimento médico em todo o estado.

“Modernizarmos a saúde e fornecemos todo o apoio a esta área. Na atenção primária, retomamos e iniciamos obras de mais de 300 UBS (Unidades Básicas de Saúde), principalmente para o interior do estado. É na atenção primária que conseguimos prevenir ou detectar precocemente qualquer problema, muitas vezes tratando antes que ele agrave”, explicou

Zema também destacou o que foi feito em Minas em relação ao acesso mais rápido e qualificado ao atendimento de urgência e emergência. Ele lembrou que Minas Gerais alcançou a marca de 100% do estado atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e destacou a política de descentralização da saúde com a construção dos hospitais regionais.

O governador esteve acompanhado dos secretários de Estado de Saúde de Minas Gerais , Fábio Baccheretti, e de Comunicação , Bernardo Santos.

Diálogos da Saúde

O objetivo do SindHosp, por meio do evento, é promover o diálogo e encontrar alternativas aos grandes desafios da saúde no Brasil, ao reunir gestores públicos, representantes do setor produtivo, de entidades ligadas à saúde e da sociedade civil.

O SindHosp atua há mais de 80 anos representando hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos do setor privado de saúde no estado de São Paulo. São mais de 51 mil representados, formando o maior sindicato patronal de saúde da América Latina.