Educação Educação
Estudantes de escola estadual de Minas Gerais representarão o Brasil em olimpíada internacional de Matemática na Tailândia
Governo de Minas fará aporte de R$ 1,8 milhão para que a delegação mineira viaje à Ásia
23/01/2026 13h15
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

Doze estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais irão representar o estado na delegação brasileira do International Talent Mathematics Contest (ITMC) 2026, uma das mais reconhecidas olimpíadas internacionais de Matemática. A competição será realizada entre os meses de fevereiro e março de 2026, em Bangkok, na Tailândia, e reunirá jovens talentos de diversos países.

Para viabilizar a participação dos estudantes da Escola Estadual Presidente Bernardes, de Pouso Alegre, no Sul de Minas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) investirá R$ 1,8 milhão na cobertura das despesas necessárias à execução da ação, incluindo custos logísticos, pedagógicos e operacionais.

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destaca que o ITMC é uma olimpíada de elevado reconhecimento acadêmico, com o objetivo de estimular o pensamento matemático avançado, promover o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes nacionalidades e valorizar talentos jovens na área das ciências exatas e que, portanto, a presença em uma competição internacional deste porte evidencia o potencial dos estudantes mineiros e o papel da escola pública na formação de talentos capazes de competir em igualdade com jovens de todo o mundo.
 

 

"Ter nossos alunos participando de olimpíada internacional de matemática demonstra a qualidade da nossa educação. Fico orgulhoso e muito feliz de possibilitar aos nossos alunos da rede pública a oportunidade de conhecer outro país e de participarem de uma disputa mundial deste nível", diz Mateus Simões.

 
  
  


A iniciativa integra a política da pasta de incentivo à excelência acadêmica e à projeção internacional da educação pública mineira. "Esses investimentos da secretaria reforçam o compromisso do Governo de Minas com a valorização dos estudantes, o incentivo ao mérito acadêmico e o fortalecimento de políticas educacionais voltadas à formação integral. Fazemos questão de cobrir todas as despesas para ver nossos estudantes brilhando dentro e fora do país", enfatiza a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra.

Preparação

Os 12 estudantes da Escola Estadual Presidente Bernardes serão acompanhados pelo professor Diego Xavier, responsável pela preparação pedagógica da delegação. Ao longo dos últimos meses, os alunos passaram por um processo intensivo de estudos e treinamentos, com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, na resolução de problemas complexos e na familiarização com o formato das provas internacionais.

"Pela segunda vez, nós estamos indo representar Minas Gerais na delegação brasileira. Durante as férias, fizemos a preparação em um grupo de estudos com os alunos e a nossa expectativa é representar bem a nossa escola, como fizemos o ano passado. Em 2025, conseguimos obter medalhas de prata e de bronze", lembra o professor Diego Xavier.

Um dos integrantes da equipe mineira, Marcus Paulo Satlher, de 15 anos, detalhou a preparação para competir no ITMC. "Estamos tendo um mês intenso de estudos, nós queremos um bom resultado e isso exige dedicação de todos. Ficamos na escola das 8h às 16h, com o nosso professor nos ajudando a rever conteúdos antigos e fazer as provas dos anos anteriores", comenta o jovem.