Educação Educação
Enem PPL registra mais de 75% de presença nos dois dias de aplicação de prova em Minas Gerais
Com maior número de inscritos desde 2017, exame permite aos custodiados acesso ao ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies
02/02/2026 15h21
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais

Com 8.807 inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2025 alcançou, em Minas Gerais, o maior número de participantes desde 2017. O total obteve um crescimento de 33,5% em relação a 2024, quando foram registradas 6.597 inscrições, evidenciando a força das políticas educacionais no sistema prisional de Minas Gerais.
 

Presídio Monte Santo de Minas / Sejusp-MG 

Do total de inscritos, 6.580 foram de unidades prisionais administradas pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e 2.227, de Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs). Com estes números, os inscritos no Enem PPL representam 12,56% da população prisional mineira, estimada em cerca de 70 mil pessoas privadas de liberdade. 

A quantidade de custodiados presentes para a realização da prova também foi muito expressiva. No primeiro dia de aplicação, em 16/12, 7.014 candidatos realizaram a prova, o que corresponde a 79,64% dos inscritos. Já no segundo dia, em 17/12, 6.672 candidatos compareceram, totalizando 75,76% de presença. 

Segundo Karol Amorim, diretora da Diretoria de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, os resultados do Enem PPL são muito expressivos. “Um dado bem significativo é a questão do comparecimento; a porcentagem de abstenção do Enem regular foi maior do que do Enem PPL, o que é muito importante. Mostra que o sistema se organizou para a realização da prova, e os custodiados se interessaram em fazer e comparecer”, afirmou.

As provas seguiram o mesmo padrão do Enem regular, com 180 questões objetivas e uma redação, aplicadas em dois dias. No primeiro dia, foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo, os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Os resultados do Enem PPL poderão ser utilizados para acesso ao ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, além da possibilidade de certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme a necessidade de cada participante.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública , Rogério Greco, o crescimento das inscrições reforça o papel da educação como eixo estruturante das políticas de reintegração social. “O aumento nas inscrições demonstra o esforço contínuo da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Depen-MG no fortalecimento da cidadania dentro das unidades prisionais, reafirmando o compromisso do Governo de Minas com a ressocialização e a humanização do sistema prisional”, afirmou.