O Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e com apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) , promove, até esta sexta-feira (13/2), visitas guiadas ao Hospital Regional de Divinópolis (HRDV). A iniciativa aproxima estudantes da realidade da assistência à saúde. Ao todo, 600 alunos do projeto Trilhas de Futuro participam das visitas às instalações do complexo hospitalar, que será referência para 1,2 milhão de habitantes da macrorregião de Saúde Oeste.
A atividade permite aos estudantes conhecerem os principais ambientes do hospital, os equipamentos que serão instalados e detalhes da estrutura da unidade. O HRDV será um marco para a saúde pública no interior do estado, ao oferecer atendimento especializado, reduzir deslocamentos para outras regiões e garantir cuidado integral à população.
A superintendente adjunta da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, destaca que a visita é uma oportunidade para os alunos compreenderem a estrutura de um hospital que será referência em atendimentos de média e alta complexidade. “A visita guiada é fundamental para os estudantes acompanharem a estrutura e verem o resultado alcançado pela SES-MG e pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis no processo de conclusão da obra e no estudo assistencial”, afirmou.
A superintendente Regional de Educação de Divinópolis, Luiza Amélia, explica que o foco da visita são os alunos dos cursos técnicos do Trilhas do Futuro. “É impossível não se emocionar ao ver a sensação de pertencimento dos estudantes, que já se enxergam como futuros profissionais atuando neste hospital”, ressaltou.
Participam alunos dos cursos técnicos de enfermagem, radiologia e administração. Juliana Gonçalves, estudante de radiologia, conta que pretende integrar a equipe do HRDV. “É uma porta de entrada profissional para mim”, disse.
As visitas são conduzidas por enfermeiros da SES-MG que participaram da concepção do hospital. Eles apresentam a estrutura de forma didática, simulando casos clínicos fictícios que permitem aos estudantes acompanhar o percurso do paciente, desde a entrada até a alta hospitalar.
O enfermeiro Pedro Henrique Campolina explica que foram elaborados dois roteiros. “Criamos histórias fictícias de pacientes para demonstrar os serviços que serão oferecidos e como os alunos poderão atuar no futuro. Um roteiro aborda sete casos que passam pelos serviços de imagem, e o outro acompanha o atendimento de uma gestante na maternidade”, detalhou.
Hospital Regional de Divinópolis
A cerimônia de conclusão do complexo hospitalar foi realizada em 10/2. As chaves foram entregues ao reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, que administrará a unidade por meio da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). O HRDV é o segundo dos cinco hospitais regionais retomados pela atual gestão.
A unidade contará com 202 leitos, sendo 30 de UTI adulto, dez de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, maternidade com quartos PPP (pré-parto, parto e puerpério - ou pós-parto), pronto atendimento, oito salas cirúrgicas, ambulatório e setor de diagnóstico, com tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e raio-x. Serão ofertados atendimentos em obstetrícia, gestação de alto risco e diversas especialidades médicas.
A macrorregião de Saúde Oeste reúne 54 municípios e cerca de 1,2 milhão de habitantes. As obras dos hospitais regionais de Sete Lagoas, Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete seguem em andamento, com entrega prevista até o fim de 2026.