Saúde Pedro Leopoldo
Dr Abrahão Osta, de Pedro Leopoldo, coordena a campanha Dezembro Laranja em Minas Gerais
Contra o Grêmio neste domingo, dia 26, Galo terá uniforme especial para alertar sobre câncer de pele.
22/11/2023 13h44 Atualizada há 2 anos
Por: Ryan Lucas Fonte: OBSERVADOR
O coordenador da campanha em Minas Gerais e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr Abrahão Osta,

Para alertar os torcedores sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de pele, os jogadores do Galo aderiram a Campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a convite da MRV.
Os atletas entrarão em campo neste domingo (26/11) com uniforme especial, na partida entre Atlético e Grêmio, pela 35ª rodada do Brasileirão. O time vestirá uma camisa estilizada com números, braçadeiras e faixa na cor laranja, e um patch especial na camisa sobre o tema.
Os painéis em torno do campo terão mensagens sobre a importância da prevenção ao câncer de pele, da campanha Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com a MRV, patrocinadora do Galo.
O coordenador da campanha em Minas Gerais e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dr Abrahão Osta, explica que o objetivo da Campanha Dezembro Laranja é mostrar para as pessoas a importância de procurar um dermatologista para entender o tipo de pele do indivíduo e a combinação ideal de medidas de proteção para ela. “Com a chegada do verão, precisamos conscientizar a população brasileira sobre os cuidados com a pele e o combate ao câncer que é o número um em prevalência em nosso país, podendo se agravar e levar à morte no caso da detecção tardia e falta de acompanhamento adequado”, alerta. 
O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. 
“Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente”, alerta Dr Abrahão.

Tags: #Pedro Leopoldo, #Dezembro Laranja, #Atlético Mineiro, #MRV