Começou no dia 10 e vai até o dia 17 de setembro em Pedro Leopoldo, a 9ª edição da Semana do Bebê. Toda programação é executada pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário, que reúne representantes do poder público, sociedade civil e empresas, com apoio do Instituto InterCement.
As atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços dos municípios. A abertura no dia 10 de setembro foi marcada pela realização de um Seminário para os profissionais que atuam nas instituições públicas de atendimento às crianças na primeira infância.
Fortalecimento do vínculo entre profissional e criança foi o tema da palestrante fisioterapeuta Liliana Ribeiro que abordou esta temática para vários profissionais reunidos no auditório do Sinticomex.
Durante esta semana continuam as atividades até o dia 17 de setembro, com uma programação especial nos CEMAI's, CRAS, CREAS e unidades de saúde do município.
De acordo com os organizadores, todas as atividades serão desenvolvidas buscando promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tema que foi escolhido como prioritário para esta edição.
Primeira infância no centro da atenção
Colocar a primeira infância – período compreendido da gestão até os seis anos de idade – no centro da atenção das comunidades e do poder público, é o objetivo da Semana do Bebê uma estratégia de mobilização social que fomenta os debates sobre o desenvolvimento infantil saudável a partir de investimentos em políticas públicas.
Pesquisas científicas apontam que em nenhuma outra fase da vida as respostas aos estímulos de qualquer natureza são tão rápidas e intensas. O que acontece dos 0 aos 6 anos de idade tem impacto sobre toda a existência do indivíduo, o que justifica e torna necessário o investimento de recursos humanos e financeiros para garantir a atenção a esta faixa etária por parte de governos e da sociedade.
Nesta perspectiva, o município de Pedro Leopoldo promove, anualmente, uma semana de atividades totalmente dedicada à primeira infância.
Toda a programação é construída de forma a disseminar informações e a favorecer a troca de conhecimentos a fim de assegurar às crianças, além dos direitos definidos em lei, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar.
A programação é elaborada a partir das demandas locais, baseadas na leitura de indicadores sociais e a partir da vivência dos profissionais de diversas áreas que atuam nos serviços e equipamentos sociais de cada localidade. Toda a programação é executada pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDCs), que reúne representantes do poder público, sociedade civil e empresas, com apoio do Instituto InterCement. As atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços dos municípios.
Sobre o CDC – Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Pedro Leopoldo
O CDC é uma articulação entre representantes do poder público, da sociedade civil e de empresas criado para discutir, em rede, intervenções que contribuam para o desenvolvimento local. O grupo, intersetorial e autônomo, iniciou sua atuação em 2008, e tem como missão: Fomentar a interação entre a comunidade e o poder público na construção de projetos e políticas públicas de inserção comunitária e social que impactem o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes.