Destaque Destaque
Faculdade de Pedro Leopoldo é uma das seis universidades de Minas entre as melhores do Brasil
Levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
04/04/2024 16h36 Atualizada há 6 meses
Por: Ryan Lucas Fonte: OBSERVADOR
QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ENSINO. Mais uma vez a FPL é avaliada com a nota máxima e está entre as melhores do Brasil/FOTOS: Higor Rodrigues

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (3), dados que mostram as melhores universidades do Brasil.
De acordo com o levantamento, as universidades federais são aquelas que, proporcionalmente, têm o maior número de instituições entre as mais bem avaliadas.
No total, 54, das 2022 instituições avaliadas, receberam o conceito máximo. Dessas, 39 são da região Sudeste, estando divididas entre os estados da seguinte forma: Espírito Santo: 5 instituições; Minas Gerais: 6 instituições; São Paulo: 18 instituições; e Rio de Janeiro: 10 instituições.

Para gerar a lista das universidades, o Inep utiliza alguns indicadores, entre eles o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), uma escala de qualidade que vai de 1 (piores) a 5 (melhores). Esse índice, que abrange universidades, faculdades e centros universitários, é baseado em dois critérios: Nota atribuída à cada curso de pós-graduação da instituição pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); E a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), também mensurado pelo Inep.
Das instituições com IGC calculado, 27,7% (554) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador. 60,3% obtiveram nota 3 e. Para além disso, 11,7% (234) e 0,3% (6) ficaram nas faixas 2 e 1, respectivamente. 
Por sua vez, o CPC reúne diferentes variáveis: o Conceito Enade; a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado; a percepção do estudante sobre o curso que fez; e, por fim, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

 Eduardo Nassif (esquerda), Diretor Geral da FPL, e Dr. Aloísio Constantino, Coordenador das graduações presenciais da FPL


Minas Gerais ocupa o posto de 3º estado com mais instituições bem avaliadas a nível nacional, com 11% das universidades que receberam a nota máxima. E para a comemoração de Pedro Leopoldo, a FPL (Fundação Cultural Dr Pedro Leopoldo), obteve a nota máxima na avaliação do MEC e se encontra listada ao lado da UFMG e UFV. 
“Parabéns a todos os professores, funcionários, parceiros e amigos da FPL que contribuíram ou que ainda contribuem com seu trabalho para o crescimento da FPL que está entre as melhores Instituições de Ensino de MG, de acordo com recente avaliação do Inep”, frisou o Diretor da FPL, Eduardo Nassif.