A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (Secult-MG) abre a exposição temporária “Sobre isto, sobretudo sobre tudo isso”, nesta quinta-feira (1/8), no Museu Mineiro, celebrando 10 anos do Espai Ateliê, um espaço autônomo de Belo Horizonte dedicado à arte contemporânea.
Com curadoria de Marcelo Drummond e Rachel Cecília de Oliveira, professores da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a exposição propõe um diálogo entre o acervo material do Museu Mineiro e a produção artística de alguns dos vários artistas que passaram pelo Espai na última década.
A intenção é promover fricções interpretativas, ao reunir os trabalhos dos artistas Barbara Macedo, Celso Renato, Chico Rezende, Gabriel Lopo, Irma Renault, Jarbas Juarez, Maria Mendes, Maria Palmeiro, Ricardo Burgarelli, Schwanke, Xikão Xikão e Zizi Sapateiro.
Os curadores pretendem reforçar que o Espai e o Museu Mineiro são complementares entre si, sendo o primeiro um espaço de formação e o segundo um espaço de memória. A ideia é, a partir desta complementaridade, criar estranhamentos, produzir aproximações não similares, gerando atritos e fricções entre as obras.
“Sobre isto, sobretudo sobre tudo isso” fica aberta à visitação até 14/9, na Galeria de Exposições Temporárias I do Museu Mineiro, com entrada gratuita.
Referência no cenário artístico de BH
Desde 2014, o Espai (que significa espaço, em catalão) oferece um espaço aberto para formação, reflexão e extensão em arte contemporânea, sob a coordenação dos artistas visuais e pesquisadores Nydia Negromonte e Marcelo Drummond.
Com uma ampla gama de atividades, incluindo cursos, oficinas, exposições, residências, lançamentos de livros e orientações artísticas, o Espai é um ponto de referência no cenário artístico de Belo Horizonte, em uma casa no bairro Santa Efigênia, dedicada à ativação e oferta de experiências compartilhadas e transversais.
Museu Mineiro
Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro integra o Circuito Liberdade e reúne no acervo um conjunto bastante diversificado de objetos, referentes à história e à produção cultural e artística mineiras.
Nas salas de exposição, são exibidas obras de artistas consagrados, como Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés e Di Cavalcanti.
Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX.
A exposição também exibe preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia”, de Guimarães Rosa, o retrato de Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, e a coleção de santos de devoção popular.
Serviço
Abertura da exposição “Sobre isto, sobretudo sobre tudo isso”
Data:1/8/2024 (quinta-feira)
Horário:18h
Período de visitação:1/8 a 14/9
Local:Sala de Exposições Temporárias I – Museu Mineiro
Endereço:Avenida João Pinheiro, 342 – Funcionários
Horário de funcionamento:
Entrada gratuita
Mín. 18° Máx. 26°