A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , por meio do Comando de Aviação do Estado (Comave) , obteve o certificado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), consolidando a instituição como órgão público no Brasil capacitado a fazer manutenções em suas aeronaves de asa fixa.
O Centro de Manutenção e Suprimentos Aeronáuticos (CMSAER) que está inserido na estrutura administrativa do Comave, tem como missão fornecer suporte logístico, além de realizar a gestão e execução da manutenção das aeronaves operadas pela PMMG, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pelo Gabinete Militar do Governador (GMG) .
As revisões às aeronaves de asas fixas modelos King Air C90, BE9L e PR-OSO, tiveram início em outubro deste ano. Os aviões atuam em transporte de tropa para ocorrências de alta complexidade como transportes de enfermos e órgãos para transplantes.
Cabe destacar que, desde 2018, o setor já realiza a inspeção das aeronaves de asas rotativas, modelo Esquilo, que atuam em ocorrências como perseguição a criminosos e resgate de difícil acesso por terra.
A manutenção orgânica tem como objetivo aumentar a eficiência da administração pública, com melhor qualidade de serviço e em menor tempo, entregando as aeronaves de forma mais ágil ao emprego operacional à sociedade mineira. Além disso, gera economia de recursos públicos, pois os serviços de manutenção, que anteriormente eram realizados por contratados, agora serão executados internamente por militares capacitados, sem custos adicionais com mão de obra externa.
Mín. 17° Máx. 26°