Com o propósito de passar à população informações sobre a interdição da Rua Bororós, importante via que permite rápido e fácil acesso a Zona Norte de Pedro Leopoldo onde hoje se concentra quase metade da população do município,o Prefeito Emiliano Braga reuniu a imprensa e anunciou, na manhã desta segunda-feira, dia 31 de março, o início de obras emergenciais para reparar danos em diversos pontos da rede pluvial em cidade que desce do Bairro Andyara via Av Araguaia, passando pela Rua Bororós e seguindo pela Rua Agenor Teixeira. “As intervenções visam solucionar problemas de alagamentos e erosões que vêm afetando motoristas,moradores, empresas e comerciantes da região”, disse o Prefeito.
Segundo o chefe do Executivo, os serviços já iniciaram na semana passada e ainda incluirão a substituição de tubulações danificadas, reforço de galerias pluviais e melhoria na captação da água da chuva. " Nossas ações estão seguindo orientação de técnicos que avaliaram todo fluxo da rede bem como sua precariedade. Nosso objetivo é evitar que os transtornos causados pelas chuvas se repitam e continuem prejudicando a população. Levantamento que fizemos é que a Rua Bororós e Avenida Araguaia já foram alvo de vários reparos nos anos anteriores, mas garanto que neste local aqui na Rua Bororós estamos fazendo um serviço definitivo, em respeito ao dinheiro público e também garantir que as obras a seguir sejam concluídas com rapidez e eficiência", detalhou Emiliano.
O Secretário de Obras, Juliano Fagundes, informou que de acordo com estudos realizados a pedido da prefeitura, a rede pluvial do local foi feita com tubulação de PVC que não resiste a sobrecarga de peso da via pública que tem forte fluxo de veículos pesados e ainda o grande volume de água da rede pluvial. “São fatores que danificaram a rede e têm provocado inundações recorrentes e comprometido a via pública, com afundamento da pista como aconteceu na semana passada quando um veículo foi parcialmente engolido por uma depressão na pista. Vamos substituir esta tubulação de PVC por manilhas de concreto de grande diâmetro”, disse Juliano.
Além da Rua Bororós, a Prefeitura irá seguir com as obras de drenagem em parte da Rua Agenor Teixeira até o escoamento final da rede em um pequeno córrego que passa nos fundos de propriedades na vizinhança.
Devido às obras nestas ruas teremos retenção parcial no trânsito sendo proibido a circulação total de carretas e caminhões. “Estamos aqui com mais este desafio e não vamos repetir erros do passado. Aqui na Rua Bororós estamos fazendo uma obra definitiva. Faremos levantamento da rede na Avenida Araguaia e Rua Agenor Teixeira e emergencialmente faremos o necessário e posteriormente com novos estudos uma obra definitiva para que a população tenha segurança não enfrentando problemas com inundações, afundamento de pista, alteração de trânsito, enfim, tenha tranquilidade e a certeza que o dinheiro público está sendo empregado com responsabilidade”, finalizou Emiliano
Mín. 21° Máx. 30°