A leitura na primeira infância tem um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na imaginação dos pequenos. Na opinião de especialistas na área da educação, a importância da leitura para crianças vai muito além do processo de alfabetização: o hábito contribui para o desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e da empatia, além de melhorar o vocabulário e a concentração. A leitura pode ser, ainda, um antídoto para o uso excessivo de telas por crianças.
Mas, infelizmente, os desafios são grandes quando o assunto é leitura no Brasil, e o hábito da leitura tem diminuído no País. De acordo com a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, nos últimos quatro anos perdemos 6,7 milhões de leitores, e 53% da população não leu nenhum livro, nem mesmo parcialmente, em 2024.
Dados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) revelam que quase 40% das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam habilidades básicas de leitura. E a falta de incentivo à leitura acaba impactando no futuro: levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), apontou que 50% dos alunos brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho em leitura.
Para reverter esse cenário, é essencial incentivar a leitura desde a infância, garantindo que crianças e jovens tenham acesso a obras que despertem seu interesse e ampliem seus horizontes.
Diante desse cenário, incentivar a leitura desde cedo torna-se ainda mais essencial. Segundo a bibliotecária do Brazilian International School - BIS, Aline Souza Silva Santos, os pais devem transformar a leitura em um momento especial, criando um ambiente prazeroso. "Ler para a criança desde cedo faz toda a diferença, em momentos de aconchego e conexão, fortalecendo o vínculo afetivo e despertando o interesse pelos livros", afirma.
Dê o exemplo: mostre que ler é prazeroso lendo na frente da criança com frequência.
O segredo para criar leitores adultos, segundo a coordenadora pedagógica do segmento Infantil do Colégio BIS, Beatriz Martins, é apresentar às crianças os livros antes mesmo delas serem alfabetizadas. “Para essa faixa etária, é indicado que os livros possuam ilustrações vibrantes, textos rimados e interatividade, que façam da leitura um momento de diversão e encantamento”, afirma a educadora.
O BIS realiza todos os anos o evento “Book Fair”, uma feira do livro que conta com a presença das famílias. O objetivo é apresentar aos pais e responsáveis os livros que os próprios alunos da educação infantil criam com ajuda dos professores, em português e inglês.
“Na primeira infância, cultivar o amor pelos livros é abrir caminho para uma formação mais rica, sensível e criativa. No BIS, acreditamos que leitores se formam desde cedo — por isso, colocamos a leitura no centro das experiências educativas, fortalecendo vínculos, ampliando repertórios e inspirando nossos alunos a explorarem o mundo com curiosidade e imaginação”, afirma a diretora pedagógica do Brazilian International School, Audrey Taguti.
Mín. 17° Máx. 26°