O Terminal Portuário do Pecém, no Ceará, encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados positivos. No período, foram movimentadas 9,9 milhões de toneladas, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. O destaque ficou também com a movimentação de contêineres, que cresceu 38%, alcançando 3,9 milhões de toneladas.
Dados do Complexo indicam que, no primeiro semestre, os embarques somaram 3,7 milhões de toneladas, registrando um avanço de 11,6%. Já os desembarques chegaram a 5,9 milhões de toneladas, com alta de 6,9%.
Além disso, as cargas de longo curso tiveram crescimento expressivo, com aumento de 24% no volume transportado e um salto de 183% na movimentação de contêineres nesse segmento.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o desempenho está alinhado às diretrizes do Governo Federal para fortalecer a infraestrutura portuária, com foco na modernização dos terminais, atração de investimentos e ampliação da competitividade nacional. “O crescimento do Porto do Pecém demonstra o acerto da política portuária nacional, que tem como prioridade integrar os portos à cadeia de desenvolvimento regional e ao comércio exterior. Estamos comprometidos com uma logística mais eficiente, moderna e sustentável”, afirmou.
Com infraestrutura moderna e capacidade para movimentar diferentes tipos de carga, o porto desempenha papel central no escoamento da produção regional. No primeiro semestre de 2025, os tipos de carga com maior participação foram o granel sólido, com (43%), carga solta (42%) e conteinerizada (15%), o que reflete a diversificação das operações e o fortalecimento das exportações e importações.
Sobre o porto
Localizado no município de São Gonçalo do Amarante (CE), o Porto do Pecém é um hub logístico estratégico no Nordeste, conectado a sete linhas de cabotagem e quatro rotas de longo curso que ligam o Brasil a mercados das Américas, Europa e Ásia.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mín. 13° Máx. 20°