Minas Gerais acaba de alcançar a marca de cem municípios que aderiram ao programa Cidades do Futuro . A iniciativa do Governo de Minas , coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) , tem o objetivo de implementar soluções tecnológicas inovadoras nos municípios mineiros, tornando a gestão pública mais eficiente e ampliando o acesso dos cidadãos aos serviços.
O centésimo município é Entre Rios de Minas, localizado na Região Central do estado, que teve o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) publicado nesta terça-feira (15/7).
Ao todo, cerca de 6 milhões de cidadãos mineiros já são beneficiados com a iniciativa. Municípios como Congonhas, Uberlândia, Varginha, São João del Rei e Poços de Caldas já experimentam avanços nos ecossistemas locais de inovação por meio da adesão ao programa Cidades do Futuro.
Com apoio de instituições parceiras, o programa promove a digitalização dos processos das prefeituras, simplificando a contratação de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas. Além disso, o Governo de Minas oferta capacitação gratuita para que os servidores municipais estejam aptos para implementar as melhorias.
Atualmente, 54 soluções já são disponibilizadas gratuitamente aos municípios por meio de doações feitas por empresas, via HubMG GOV – programa de inovação aberta para órgãos públicos –, para que os municípios escolham aquelas que melhor se encaixam às necessidades e à realidade deles.
“É fundamental que cada gestor municipal entenda que a eficiência não só traz mais autonomia para os cidadãos, já que com a tecnologia a tendência é que os serviços estejam ao alcance das mãos, mas que isso também garante um ambiente mais atrativo para os negócios. As empresas querem investir em cidades inovadoras, onde as burocracias são resolvidas de formas mais simples”, ressalta a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa.
Cidades mineiras na Era Digital
Lançado em novembro de 2023, o programa teve Caxambu, no Sul de Minas, como município pioneiro a aderir. Atualmente, integram a iniciativa cidades de pequeno, médio e grande porte em todas as regiões do estado.
Entre as soluções disponíveis, estão: o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), plataforma totalmente digital de gestão de processos e documentos administrativos, eliminando o uso de papel e trazendo mais eficiência, transparência e economia; o Invest.Gov, software de análise de dados que entrega desde diagnósticos econômicos até recomendações para planos diretores; e o Prefeitura na Palma da Mão, aplicativo móvel que centraliza, em uma única plataforma online e intuitiva, todos os serviços oferecidos pelo poder público municipal.
Como participar
Prefeituras interessadas em integrar o programa devem preencher uma manifestação de interesse por meio de formulário eletrônico disponível no link . Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: cidadesdofuturo@desenvolvimento.mg.gov.br.
Parceiros
São instituições parceiras na implementação do Cidades do Futuro o Sebrae Minas, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) , a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Mín. 11° Máx. 26°