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DER-MG interdita AMG-0520 na Zona da Mata para obras de reparo na pista

Rodovia será fechada nos dois sentidos a partir de 24/7 para implantação de bueiro e estabilização de talude; liberação está prevista em uma semana

24/07/2025 às 17h16
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
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DER-MG / Divulgação
DER-MG / Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interditará, a partir das 17h30 desta quinta-feira (24/7), o km 5 da rodovia AMG-0520, na Zona da Mata, nos dois sentidos, para execução de obras de reparo na pista. A previsão é que o trecho seja liberado em até uma semana.

A intervenção será realizada para implantação de um bueiro em tubo de polietileno de alta densidade (PEAD), que integra o sistema de drenagem da rodovia. Também estão previstos serviços de estabilização do talude de aterro e recomposição da drenagem. Até o momento, as intervenções vinham sendo feitas fora da pista, que operava em meia pista desde o último período chuvoso.

Histórico

O tráfego no trecho estava parcialmente interrompido desde que fortes chuvas, com mais de 100 milímetros diários durante três dias consecutivos, provocaram o rompimento do talude de aterro no km 5. Como medida emergencial, a área atingida foi isolada com cordão de asfalto e sinalização de segurança foi implantada no local.

Rota alternativa 

Durante a interdição total da pista, a alternativa para motoristas que se deslocam entre Oliveira Fortes e Aracitaba será o trecho não pavimentado entre Paiva e Aracitaba, com extensão de 8,38 quilômetros.

Rota alternativa para desvio no km 5 da rodovia AMG-0520.

Fonte: DER-MG


Investimentos na rodovia 

Em agosto de 2022, dentro do programa Caminhos para Avançar - Novas Estradas, o DER-MG concluiu a recuperação de um ponto crítico no KM 7,5 da rodovia AMG-0520, com a estabilização de talude de aterro no trecho de acesso a Aracitaba.

Em 2025, foi concluída a recuperação funcional do pavimento das rodovias AMG-0520/MG-452, no trecho de Aracitaba ao entroncamento da MG-452 para Oliveira Fortes e Paiva a Oliveira Fortes, em um trecho de 17,74 quilômetros, além de aterro sobre solo mole na AMG-0520 (KM 2), implantação de duas variantes na MG-452 (nos KMs 14,5 e 17); recuperação de talude de aterro com muro (KM 12,5) e substituição de bueiro existente no KM 24. O investimento dentro do programa Caminhos para Avançar - Novas Estradas foi de R$ 20,2 milhões. 

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