Entre os dias 2 e 3/9, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) realiza a capacitação dos 47 tutores e 227 mentores selecionados para o Projeto de Formação de Professores em Estágio Probatório, o Ser Docente. O encontro marca o início das ações pedagógicas, que oferecerão apoio especializado a professores que ingressaram recentemente na rede estadual.
O objetivo da formação foi discutir a importância da mentoria em processos de desenvolvimento profissional e apresentar as orientações necessárias para a elaboração de um Plano de Ação eficaz. A proposta é garantir que cada tutor e mentor esteja preparado para acolher, orientar e acompanhar de forma estratégica os novos docentes durante os primeiros anos de carreira.
De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia dos Santos, o projeto tem papel fundamental na criação de uma rede de apoio entre educadores.
“O Ser Docente nasceu da necessidade de conversarmos com os professores que estão em estágio probatório, trazendo para eles segurança no início de suas trajetórias. Ao longo de três módulos, eles vão ter o nosso apoio para conhecer a Secretaria de Estado de Educação e realizar um trabalho que contribua para a melhoria da qualidade da educação mineira”, destaca Gláucia.
Abertura da formação
A abertura da capacitação contou com a participação da subsecretária de Gestão de Recursos Humanos, Gláucia dos Santos; do superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Sandro Moraes; e da coordenadora-geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
O momento promoveu um espaço de troca de experiências entre tutores, mentores e a equipe técnica da SEE/MG, fortalecendo o diálogo sobre os desafios e as boas práticas da docência. Durante a capacitação, foram apresentadas estratégias de acompanhamento e orientações para o desenvolvimento de planos de ação mais eficazes, garantindo um suporte qualificado aos professores em início de carreira.
Com a formação concluída, as atividades pedagógicas com os professores em estágio probatório terão início na sequência. O acompanhamento será realizado por meio de apoio individualizado e encontros periódicos, contribuindo para a melhoria contínua do ensino nas escolas estaduais.
Sobre o projeto
O Ser Docente integra o conjunto de iniciativas da SEE/MG voltadas à valorização e formação continuada dos profissionais da educação. Ao unir a experiência de educadores veteranos ao entusiasmo dos novos professores, o projeto reforça o compromisso do Estado em garantir um ensino de qualidade e ampliar o impacto positivo da aprendizagem dos estudantes.
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