15°C 29°C
Pedro Leopoldo, MG
Publicidade

Secretaria de Planejamento capacita servidores estaduais para aprimorar gestão de contratos e despesas

Mais de mil servidores de 40 órgãos e entidades participaram de treinamentos com foco em eficiência e transparência de transações feitas no Portal ...

05/09/2025 às 16h01
Por: Artur Valério Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Seplag / Divulgação
Seplag / Divulgação

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) realizou, durante o mês de agosto, uma série de capacitações sobre execução de despesas e gestão de contratos no Portal de Compras do Estado. Os treinamentos reuniram mais de mil servidores de 40 órgãos e entidades estaduais, abordando funcionalidades e atualizações, com foco na eficiência e na transparência das transações.

O objetivo foi facilitar o entendimento dos usuários do Portal e aprimorar a utilização dos módulos de gestão disponíveis no Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços (Siad). O sistema de gestão controla o ciclo de materiais, serviços e obras da administração pública estadual, desde a solicitação até a distribuição e baixa de bens.

O Siad é composto por diversos módulos que apoiam a gestão de compras e contratos do Estado. Um desses módulos é o Portal de Compras, que concentra subdivisões voltadas ao gerenciamento de materiais de consumo e permanentes, além da execução de contratos e despesas. Atualmente, todos os órgãos e entidades estaduais contam com servidores cadastrados no sistema.

As capacitações foram promovidas pelo Núcleo de Suporte aos Usuários de Sistemas Corporativos (Nusiscorp), da Seplag-MG, que atua de forma contínua na orientação e no apoio aos servidores estaduais que atuam na área de compras dos órgãos e entidades.

“Os treinamentos reforçam o compromisso da Seplag-MG com a capacitação permanente dos servidores. Eles são uma oportunidade de aproximar os servidores do sistema, esclarecer dúvidas e garantir que o uso do Siad ocorra de maneira uniforme e segura em toda a rede estadual”, destacou o gestor da equipe de atendimento do Siad no Nusiscorp, Paulo Tibúrcio.

O conteúdo completo dos treinamentos está disponível para consulta neste   link , possibilitando que outros profissionais também tenham acesso às orientações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias