Visando novas oportunidades para o Estado, o Governo de Minas firmou uma parceria, nessa quinta-feira (4/9), em São Paulo, para a promoção de bolsas acadêmicas para os servidores públicos. A solenidade foi parte do evento de lançamento do Instituto Trajetórias, entidade sem fins lucrativos que visa ampliar o acesso de brasileiros a cursos de pós-graduação nas melhores universidades do mundo.
Representando o Governo de Minas, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico , Mila Corrêa da Costa, participou da solenidade juntamente com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Professor Carlos Arruda.
Também participaram do evento, realizado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, representantes de outros estados e de entidades de educação nacionais e internacionais. Além das parcerias governamentais, o Instituto já iniciou diálogos com mais de 30 instituições e conta com apoio das Fundações Lemann e Ver+ na iniciativa.
"Parcerias estratégicas como essa são fundamentais para propiciar novas oportunidades para os servidores públicos do Estado. O Governo de Minas visa o aprimoramento contínuo dos servidores para que esses profissionais sejam cada vez mais capacitados e ofereçam serviços de excelência à população", ressalta a secretária.
Execução em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) é a responsável pela Política de Desenvolvimento dos Servidores Públicos do Poder Executivo de Minas Gerais e, com a assinatura do protocolo, o órgão reforça sua atuação na valorização e capacitação dos servidores mineiros.
“A iniciativa está alinhada à nossa política de desenvolvimento do servidor, como órgão central na gestão de pessoas de Minas Gerais. As oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento profissional para os servidores são estratégicas para o Estado. Com agentes públicos melhor treinados, oferecemos serviços melhores e mais eficientes aos mineiros”, ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Parceria
Sem fins lucrativos, o Instituto Trajetórias pretende atuar em diversas frentes para promover a inserção de brasileiros em instituições acadêmicas estrangeiras. Na preparação, o Instituto disponibilizará para apoio a plataforma “Bússola Trajetórias”, já na parte de retorno, serão disponibilizados mentorias e redes locais para facilitar a reinserção no mercado de trabalho.
Quanto à parte financeira, haverá uma parceria tríplice, com atuação governamental, de universidades internacionais e de instituições filantrópicas. O primeiro grupo de beneficiados será selecionado em 2026, com editais previstos para o primeiro semestre do próximo ano, a partir de fevereiro.
Mín. 15° Máx. 29°