Neste início de setembro, o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) , e de seu programa, Minas Reurb , apresentou um grande avanço na regularização fundiária nas cidades mineiras. Isso porque, na quinta-feira (4/9), foi realizada a entrega de mais de mil títulos para moradores do Vale do Jequitinhonha.
As entregas ocorreram nos municípios de Caraí e Catuji. Na primeira cidade, 792 famílias dos bairros Alto da Mangueira, Bela Vista, Caixa D’Água, Centro, Esperança, José Ferreira e São Pedro foram beneficiadas com as escrituras, impactando a vida de mais de 2 mil mineiros.
Já em Catuji, que teve sua primeira entrega de escrituras, foram entregues 239 títulos de regularização fundiária nos bairros, Jenipapinho e Porfírio, beneficiando mais de 700 moradores do município.
“Por meio desta grande ação, demonstramos que estamos empenhados em promover ainda mais a regularização fundiária nos municípios mineiros, assim garantindo que todos tenham seus imóveis regularizados e mais dignidade”, destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Para a moradora de Catuji, Marcelina Barbosa da Silva, a palavra “emoção” define o sentimento de ter o título de regularização do seu imóvel, entregue em suas mãos.
“É uma emoção muito forte, estou feliz porque é importante não só para mim, mas para todos os moradores. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos no processo e ao governador Zema”, comemora Marcelina Barbosa.
Representando o Governo do Estado estava presente o subsecretário de Gestão de Imóveis da Sede-MG, Eduardo Quintanilha de Albuquerque, que participou dos eventos de entregas das escrituras para as famílias nos dois municípios.
Iniciativa que beneficia os mineiros
Nesta sexta-feira (5/9), o governador Romeu Zema esteve presente em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde realizou novas entregas do programa Encontro das Águas, ação destinada para combater a seca e promoção de segurança hídrica, abastecimento e saneamento básico no semiárido de Minas Gerais.
Entre os destaques apresentados, o processo de regularização fundiária conduzido na região pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) , resultará na entrega de 220 títulos de propriedade em municípios como Almenara, Caraí e Coronel Murta.
Sobre o Minas Reurb
O Minas Reurb é uma iniciativa do Governo do Estado para promover a regularização fundiária urbana nos núcleos informais dos municípios mineiros, assegurando dignidade e moradia das famílias beneficiadas.
Desde 2019, já foram viabilizados mais de 80 mil títulos, dos quais mais de 18 mil foram emitidos em quase 300 municípios mineiros.
O Minas Reurb é executado em parceria com a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas) e Agência Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) , além do apoio das prefeituras locais.
Mín. 15° Máx. 29°